Em junho, escolas de Ibirama receberão as ações que integram o projeto de extensão
Green House - Laboratório de Estudos Ambientais, do
Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
Coordenadas pela professora Priscila Natasha Kinas, as atividades envolverão a técnica Dayane Dornelles, o professor Willian Goetten e os seguintes alunos voluntários de Engenharia Sanitária: Rodrigo Porto, Barbara Kayser, Diomar Caetano, Thiago Martins, Felipe Pereira, Jéssica Kisner, Tayla Correa, Ana Luíza Parisotto, Thaís Ferreira, Vitor Pereira, Mônica Martins e Juçara Keske.
Uma das primeiras iniciativas será a montagem de parcerias com as secretarias municipais de Educação e do Meio Ambiente e com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) de Ibirama para ampliar o público-alvo das ações.
Outra ação será a reforma da casa de enxaimel localizada no campus da Udesc Ibirama para a realização de algumas oficinas. No local, também será instalada uma videoteca e haverá exibição de filmes e palestras sobre sustentabilidade.
Outras atividades
O projeto de extensão também terá cozinha sustentável. Alunos de até 10 anos da Escola Tancredo Neves, de Ibirama, receberão aulas sobre gastronomia e sobre como evitar desperdício de alimentos, e os voluntários desenvolverão receitas e criarão material para ser disponibilizado na mídia digital.
Outra ação da Udesc Ibirama será a construção de sistemas de coleta de água da chuva, principalmente em residências urbanas e escolas. "Vamos adequar o telhado da Escola Tancredo Neves para capturar essa água, que será utilizada na horta comunitária do estabelecimento de ensino", disse a professora Priscila Kinas.
O aproveitamento de resíduos para fabricação de móveis é mais uma atividade prevista no projeto de extensão. Serão utilizados materiais encontrados em feiras livres, restos de obras civis e descarte em pontos comerciais para produzir itens como sofás de pallet, poltronas, mesas e estantes.
Segundo a professora Priscila, um convênio com o Clube de Diretores Logistas (CDL) de Vitor Meireles deverá ser firmado para a obtenção de ferramentas para a fabricação de móveis.
Também integra o projeto de extensão a coleta de óleo de cozinha para a produção de sabão doméstico. Essa ação e a oficina de vermicompostagem, que consiste em reutilizar resíduos orgânicos para a instalação de uma vermicomposteira, deverão iniciar no segundo semestre.
De acordo a docente da Udesc Ibirama, serão realizadas palestras em escolas, indústrias e associação de moradores sobre o aproveitamento do óleo de cozinha, em parceria já firmada com o CDL de Vitor Meireles para essa finalidade.
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935