Reitor manifestou apoio irrestrito à manutenção do Pibid - Foto: Gustavo Cabral Vaz/Ascom Udesc
Nesta quinta-feira, 28, em Florianópolis, cerca de 15 professores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) reuniram-se presencialmente e por videoconferência para discutir a manutenção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), que aperfeiçoa e valoriza a formação de professores para a educação básica com recursos federais.
Realizado no Auditório do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), o encontro teve a participação do reitor da Udesc, Marcus Tomasi, que, em nome da instituição, apoia a continuidade do programa.
Durante a reunião, os presentes mostraram seu posicionamento contrário à
Portaria nº 046/2016 da
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que pretende redefinir o Pibid a partir de julho.
Os participante assinaram um ofício, endossado pelo reitor, que será encaminhado à Capes para pleitear a manutenção do programa na formatação concebida pela
Portaria nº 096/2013, vigente, por enquanto, até junho.
Grupo de trabalho
Tomasi manifestou apoio irrestrito à manutenção do Pibid. "É importante fortalecer as licenciaturas e dar continuidade ao programa", destacou, além de sugerir a criação de um grupo de trabalho com a participação de representantes de instituições de ensino superior para que, entre outras questões, sejam avaliadas novas maneiras de remuneração aos coordenadores do programa e aos bolsistas.
Na opinião da coordenadora do Pibid na Udesc, Ivani Teresinha Lawall, a nova portaria da Capes fragiliza o programa, que é vital para reforçar a iniciação à docência nas escolas.
Entre outros participantes, estiveram presentes na reunião a coordenadora de Ensino de Graduação da Udesc, Jadna Heinzen; o diretor de Extensão do Centro de Artes (Ceart), Vicente Concilio, que coordena o Pibid Teatro na universidade; e o professor Lourival José Martins Filho, do Departamento de Pedagogia do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed).
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