Nova grade inclui oito novas disciplinas no curso - Foto: Mirella Guedes/Ascom Udesc Lages
O curso de Engenharia Ambiental do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, passou por reforma curricular, que inclui alterações na grade e mudança de nomenclatura para
Engenharia Ambiental e Sanitária.
A alteração ampliará a área de formação dos acadêmicos e visa preparar profissionais para atuar na área ambiental e, também, de saneamento em geral, com competências e habilidades referentes à administração para elaboração de estudos ambientais, laudos e perícias.
A mudança possibilita mais atribuições aos futuros profissionais, que se tornarão mais competitivos no mercado de trabalho. "O futuro engenheiro ambiental e sanitarista pode optar pelo setor industrial, agroindústria, saneamento, controle ambiental, pesquisa e órgãos governamentais. Ele será capaz de responder por mais competências que o engenheiro ambiental", explica o coordenador do curso, Gilmar Conte.
A nova estrutura curricular inclui oito novas disciplinas e já está em vigor para quem está cursando da primeira à quarta fase. Já os acadêmicos das fases posteriores, poderão aderir às novas disciplinas até julho de 2018 e precisarão cursar um ano a mais, se quiserem receber o novo título.
É o caso da estudante Amanda Souza, que está na sexta fase, e pretende cursar as novas disciplinas para receber o título de engenheira ambiental e sanitarista. "Abre um leque de oportunidades. A nova nomenclatura oferece a possibilidade de um número maior de atribuições e, também, favorece na hora de prestar concursos públicos".
Mesmo com a expansão de um ano no tempo acadêmico, a coordenação acredita que 90% dos alunos a partir da quinta fase irão aderir às mudanças. "O curso proporciona a formação de um profissional completo, que estará capacitado para planejar, gerenciar e implantar ações dentro das duas áreas", conclui o coordenador.
Sobre o curso
O curso de
Engenharia Ambiental e Sanitária da Udesc Lages tem duração de cinco anos e oferece 40 vagas, todos os semestres, por meio do
Vestibular da Udesc e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As aulas são ministradas em período integral, pela manhã e à tarde.
O objetivo é formar profissionais que dominem metodologias e tecnologias para desempenhar funções nas áreas de avaliação, planejamento, prevenção e controle de atividades antrópicas para prevenir, minimizar e reparar danos ao meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável com base nos conhecimentos científicos, tecnológicos e sociais.
As mudanças na estrutura curricular e na nomenclatura foram aprovadas pelo Conselho Universitário (Consuni), em outubro do ano passado, e publicadas na
resolução nº 053/2015.
Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130