Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

26/02/2016-19h43

Operação do Núcleo Extensionista Rondon da Udesc fará ação contra zika vírus, dengue e chikungunya

Na terça-feira, 1º, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) iniciará a Operação Alto Vale, que será a 11ª iniciativa desse porte organizada pelo Núcleo Extensionista Rondon (NER) e atenderá o número recorde de 25 municípios, vinculados às agências de Desenvolvimento Regional (ADR) de Ibirama, Ituporanga, Rio do Sul e Taió.

A abertura da operação será em Ibirama, enquanto o encerramento será feito em 12 de março, em Rio do Sul. Nesse período, os municípios do Alto Vale do Itajaí receberão equipes formadas por 262 acadêmicos, professores e técnicos da Udesc, além de representantes de sete instituições parceiras de ensino superior.

No dia 5, os participantes farão uma campanha em todos os municípios da operação para informar a população sobre as medidas necessárias contra o mosquito Aedes aegypti, que transmite doenças como dengue, chikungunya e zika vírus. "Vamos passar nas casas para mostrar algumas formas de prevenção", conta o coordenador de Extensão da Udesc e do NER, Alfredo Balduíno Santos.

Veja dicas de combate ao mosquito na coluna "Viver Bem" da nova edição do Comunica Udesc.

Áreas da extensão

A Operação Alto Vale fará atividades nas oito áreas da extensão universitária: educação; saúde; meio ambiente; direitos humanos e justiça; cultura; comunicação; trabalho; e tecnologia e produção.

Para executar essas ações, a Udesc terá o apoio de integrantes das universidades federais da Fronteira Sul (UFFS) e de Santa Catarina (UFSC), do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), do Distrito Federal.

Além disso, a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de Alfenas (Unifal), de Minas Gerais, e a Faculdade de Medicina de Marília (Famema), de São Paulo, participarão de uma operação do NER pela primeira vez.

Sobre o NER

Desde 2010, já ocorreram dez operações do Núcleo Extensionista Rondon da Udesc, com cerca de 5,6 mil atividades, 1,9 mil extensionistas e quase 165 mil pessoas atendidas em 82 municípios de SC, seis do Paraná, cinco de Goiás e um da Argentina.

A última operação, Elpídio Barbosa, beneficiou mais de 24 mil pessoas de seis cidades do Norte Catarinense em julho de 2015. Confira todas as estatísticas.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3664-8029, das 13h às 19h, pelo e-mail projrondon09@gmail.com e na página do núcleo no Facebook.

Leia mais:

16/02/2016 - Próxima operação do Núcleo Extensionista Rondon da Udesc atenderá número recorde de municípios

18/12/2015 - Estudo de aluna da Udesc Oeste aborda infecções e sintomas do zika vírus, causador da microcefalia

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8010   
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h