Instituição iniciará 2016 com 41 cursos de pós-graduação
stricto sensu - Foto: Gustavo Cabral Vaz/Ascom Udesc
Nesta sexta-feira, 18, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), divulgou o Índice Geral de Cursos (IGC) de 2014 das instituições de educação superior.
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) obteve conceito 4 (o máximo é 5) e, com isso, consolidou sua posição como a segunda melhor de SC no ranking geral. Quinze universidades e institutos federais catarinenses foram avaliados pelo Inep.
O IGC é um indicador de qualidade que analisa as instituições todos os anos. O cálculo inclui a média de desempenho das graduações nos últimos três anos – definida com base nos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) – e a combina com os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que avalia os programas de pós-graduação.
Já o CPC é o resultado de cada curso, calculado com a nota do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), além da avaliação do corpo docente, infraestrutura e recursos didáticos.
Avanço na pós-graduação
De acordo com o Inep, a Udesc avançou nos conceitos da pós-graduação. O conceito médio do mestrado passou de 3,8 para 4,4 e o do doutorado foi de 2,3 para 4,7. Na graduação, a nota caiu de 3,4 para 3,2. Nos últimos três anos, o crescimento de cursos de pós-graduação da universidade foi expressivo, com a criação de oito mestrados e cinco doutorados.
Os mais recentes – Mestrado Acadêmico em Química Aplicada, Mestrado Acadêmico em Ciência e Tecnologia de Alimentos e Doutorado Acadêmico em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental –
foram aprovados pela Capes nesta semana. Com isso, a Udesc começará 2016 com 41 cursos de pós-graduação
stricto sensu.
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Thiago Augusto
E-mail: thiago.augusto@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934