Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/12/2015-11h06

Professor da Udesc Ibirama entrega plano de gerenciamento de desastres ao prefeito do município

Professor Eyerkaufer (centro) se reuniu com prefeito (à esq.) nesta terça - Foto: Ascom Prefeitura de Ibirama
Nesta terça-feira, 8, o professor Marino Luiz Eyerkaufer, do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), entregou ao prefeito de Ibirama, Osvaldo Tadeu Beltramini, o Plano de Gerenciamento dos Riscos de Desastres (Plagerd), que começará ser implantado no município a partir de 2016, com validade de cinco anos. O docente esteve acompanhado do coordenador municipal da Defesa Civil, Fernando Jost.

O prefeito disse que o Plagerd será "muito valioso para Ibirama" e parabenizou a equipe que trabalhou na sua elaboração, especialmente Eyerkaufer. "Os frutos desse trabalho serão colhidos por toda a comunidade de Ibirama", ressaltou.

O plano se baseia na tese do professor da Udesc Ibirama sobre modelo estratégico de referência organizacional para coordenar a gestão local de riscos e desastres, que será defendida em fevereiro, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Debates

Após seis encontros de debates, o Plagerd foi apresentado à população de Ibirama em 26 de outubro, durante reunião no Salão Paroquial da Comunidade, com as presenças de representantes da prefeitura, vereadores, defesa civil, diretores de escolas, empresários, sindicatos, entidades comunitárias, corpos de bombeiros voluntários e militares, professores e alunos.

Segundo Eyerkaufer, o grupo que atuará na implantação do Plagerd se reunirá no fim de janeiro para definir as ações de cada membro. "A partir desse encontro, o plano começará a ganhar corpo, já que todos saberão o que fazer", disse o docente, que orientará todas as atividades do projeto.

A implantação do plano prevê também a criação do Conselho Municipal de Defesa Civil e a reestruturação da Coordenadoria Municipal da Proteção e Defesa Civil, além da criação de planos simulados (treinamentos) com órgãos municipais e de contingência (respostas a desastres).

Plano e áreas de risco

Conforme o professor da Udesc Ibirama, o primeiro passo para implantar o plano será o mapeamento das áreas de risco. "Os deslizamentos são o principal problema de Ibirama e, a partir dessa avaliação, poderão ser adotadas medidas como, por exemplo, impedir a construção em morros."

Ele explicou que o Plagerd possibilitará o planejamento, a execução e o controle das ações dos processos de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação dos riscos e desastres, além de reduzir o improviso na gestão e eliminar o fator político sobre o gerenciamento e o planejamento na prevenção.

Leia mais:

19/11/2015 - Professor da Udesc Ibirama apresentará plano de redução de desastres para população do município

03/11/2015 - Estudo da Udesc Ibirama aponta municípios afetados por chuvas sem investimentos em gestão ambiental

Assessoria de Comunicação da Udesc*
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143

* Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h