O curso de Engenharia de Alimentos do
Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), entregará nesta quinta-feira, 26, às 19h, na Associação Comercial e Industrial de Pinhalzinho (Acip), 51 certificados para merendeiras da rede municipal de ensino e funcionários de padarias, açougues, restaurantes e agroindústrias que participaram do curso de capacitação sobre manipulação de alimentos neste ano.
A atividade integrou os projetos de extensão Treinamento para Manipuladores de Alimentos e Alimenta Segura, com aulas ministradas pelas professoras Darlene Cavalheiro, Elisandra Rigo e Liziane Schittler, do curso de Engenharia de Alimentos.
Antes da solenidade de entrega, Liziane fará uma palestra sobre contaminação de alimentos, com destaque para os perigos biológicos (micro-organismos), físicos (materiais como pregos, botões e baratas) e químicos (aditivos, agrotóxicos, medicamentos veterinários e micotoxinas).
Informações repassadas
O curso foi dividido durante o ano em duas turmas, uma com 24 e outra com 27 participantes, que assistiram a aulas sobre manipulação de alimentos em 14 encontros. Em 2013, o curso de Engenharia de Alimentos da Udesc Oeste capacitou 45 manipuladores e, no ano passado, 60.
Foram repassadas informações sobre micro-organismos, higiene pessoal, cuidados com alimentos, condições higiênicas do ambiente de trabalho, segurança individual e técnicas de manipulação.
Os integrantes participaram também de aulas práticas sobre higienização, sobretudo nos antebraços e unhas; lavagem correta de mãos, frutas e verduras; e uso adequado dos detergentes.
Leia mais:
10/06/2015 - Udesc Oeste promove palestra sobre qualidade na produção alimentar nesta quarta, em Pinhalzinho
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143