Para provas deste ano, ainda há vagas em Florianópolis e Chapecó - Arte: Fê Pimentel Teixeira
Os acadêmicos de graduação e pós-graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) apresentam um nível de proficiência na língua inglesa acima da média nacional das instituições de ensino superior.
É o que aponta o Relatório de Gestão do Programa Inglês Sem Fronteiras, do Ministério da Educação (MEC), a partir da aplicação, em 2014, do Test of English as a Foreign Language – Institutional Testing Program (Toefl/ITP) em universidades e institutos federais e universidades e faculdades de tecnologia estaduais.
No ano passado, a Udesc ofertou 2.161 vagas gratuitas destinadas a estudantes para a realização do Toefl, que avalia compreensão auditiva, redação e leitura em inglês e concede certificado aceito por diversas instituições estrangeiras.
São seis níveis de proficiência, medidos conforme o número de acertos na prova: A1 e A2 (níveis básicos), B1 e B2 (níveis intermediários) e C1 e C2 (níveis avançados).
O relatório apontou que 63,25% dos estudantes da Udesc apresentaram níveis B1 e B2 em 2014, enquanto o percentual nacional foi de 53,21% e o das instituições da Região Sul totalizou 58,27%.
"É uma marca importante para a universidade, que mostra um pouco do perfil dos nossos alunos. Para ingresso em instituições de ensino estrangeiras, em programas de intercâmbio, são exigidos, na grande maioria, os níveis B1 e B2 no teste", explica a secretária de Cooperação Interinstitucional e Internacional da Udesc, Cecília Milanez.
Já a taxa de ocupação da Udesc, ou seja, de alunos inscritos que fizeram a prova, foi de 81,03%, muito acima dos índices do País, de 43,09%, e da Região Sul, de 41,46%.
Ainda há vagas gratuitas em Florianópolis e Chapecó
Em 2015, a Udesc abriu inscrições de cerca de 1,5 mil vagas para alunos de graduação e pós-graduação
stricto sensu interessados em fazer o Toefl. Ainda há
vagas na internet para provas em Florianópolis (várias datas de novembro) e Chapecó (19 de novembro).
Qualquer estudante regularmente matriculado em um dos 12 centros de ensino da universidade pode fazer o teste. Um acadêmico de Ibirama, por exemplo, pode realizar o exame em Florianópolis ou Chapecó, desde que ainda haja vagas no momento da inscrição.
O prazo de inscrições encerrará quatro dias antes da data ofertada de cada prova. Para realizar um reagendamento, os alunos interessados precisam cancelar a inscrição e fazer outra.
Caso o estudante se inscreva e não consiga comparecer no dia do teste, é necessário efetuar o cancelamento pelo sistema para evitar o desperdício de vagas.
Mais informações podem ser obtidas no
site do Inglês sem Fronteiras e com a Secretaria de Cooperação Interinstitucional e Internacional (SCII) pelo e-mail
scii.reitoria@udesc.br.
Leia mais:
30/09/2015 - Udesc ainda tem vagas do exame de proficiência do Toefl para Chapecó, Florianópolis e Lages
19/12/2014 - Avaliação do MEC reafirma que Udesc é quarta melhor estadual do Brasil e 18ª no geral
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143