Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

29/10/2015-20h33

Acadêmicos da Udesc apresentam nível de inglês acima da média nacional em exame do Toefl

Para provas deste ano, ainda há vagas em Florianópolis e Chapecó  - Arte: Fê Pimentel Teixeira

Os acadêmicos de graduação e pós-graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) apresentam um nível de proficiência na língua inglesa acima da média nacional das instituições de ensino superior.

É o que aponta o Relatório de Gestão do Programa Inglês Sem Fronteiras, do Ministério da Educação (MEC), a partir da aplicação, em 2014, do Test of English as a Foreign Language – Institutional Testing Program (Toefl/ITP) em universidades e institutos federais e universidades e faculdades de tecnologia estaduais.

No ano passado, a Udesc ofertou 2.161 vagas gratuitas destinadas a estudantes para a realização do Toefl, que avalia compreensão auditiva, redação e leitura em inglês e concede certificado aceito por diversas instituições estrangeiras.

São seis níveis de proficiência, medidos conforme o número de acertos na prova: A1 e A2 (níveis básicos), B1 e B2 (níveis intermediários) e C1 e C2 (níveis avançados).

O relatório apontou que 63,25% dos estudantes da Udesc apresentaram níveis B1 e B2 em 2014, enquanto o percentual nacional foi de 53,21% e o das instituições da Região Sul totalizou 58,27%.

"É uma marca importante para a universidade, que mostra um pouco do perfil dos nossos alunos. Para ingresso em instituições de ensino estrangeiras, em programas de intercâmbio, são exigidos, na grande maioria, os níveis B1 e B2 no teste", explica a secretária de Cooperação Interinstitucional e Internacional da Udesc, Cecília Milanez.

Já a taxa de ocupação da Udesc, ou seja, de alunos inscritos que fizeram a prova, foi de 81,03%, muito acima dos índices do País, de 43,09%, e da Região Sul, de 41,46%.

Ainda há vagas gratuitas em Florianópolis e Chapecó

Em 2015, a Udesc abriu inscrições de cerca de 1,5 mil vagas para alunos de graduação e pós-graduação stricto sensu interessados em fazer o Toefl. Ainda há vagas na internet para provas em Florianópolis (várias datas de novembro) e Chapecó (19 de novembro). 

Qualquer estudante regularmente matriculado em um dos 12 centros de ensino da universidade pode fazer o teste. Um acadêmico de Ibirama, por exemplo, pode realizar o exame em Florianópolis ou Chapecó, desde que ainda haja vagas no momento da inscrição.

O prazo de inscrições encerrará quatro dias antes da data ofertada de cada prova. Para realizar um reagendamento, os alunos interessados precisam cancelar a inscrição e fazer outra.

Caso o estudante se inscreva e não consiga comparecer no dia do teste, é necessário efetuar o cancelamento pelo sistema para evitar o desperdício de vagas.

Mais informações podem ser obtidas no site do Inglês sem Fronteiras e com a Secretaria de Cooperação Interinstitucional e Internacional (SCII) pelo e-mail scii.reitoria@udesc.br.

Leia mais:

30/09/2015 - Udesc ainda tem vagas do exame de proficiência do Toefl para Chapecó, Florianópolis e Lages

19/12/2014 - Avaliação do MEC reafirma que Udesc é quarta melhor estadual do Brasil e 18ª no geral

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.