Consuni tomou decisão em sessão realizada nesta terça - Foto: Gustavo Cabral Vaz/Ascom Udesc
O
Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), teve seu
projeto de reestruturação administrativa aprovado de forma unânime pelo Conselho Universitário (Consuni) na sessão extraordinária realizada na terça-feira, 13.
Foram feitas
15 mudanças na
Resolução nº 020/2010 do Consuni, que passa a dispor sobre o modelo e a estrutura organizacional da educação a distância na universidade, conforme o
artigo 278 do Regimento Geral.
"Na minha opinião, essa aprovação por unanimidade é resultado do trabalho do Cead na formação de pedagogos, no ensino, na pesquisa e na extensão, assim como das parcerias com outros centros da universidade", enfatiza o reitor da Udesc, Antonio Heronaldo de Sousa.
Sousa destaca que a nova Política EAD da instituição,
aprovada no fim do ano passado, foi usada para embasar vários momentos do debate do Consuni sobre a reestruturação da Udesc Cead.
Entre os pontos modificados da estrutura, está a escolha para diretor-geral, que deixará de ser indicado e começará a ser eleito pelos professores e técnicos do centro, nos moldes do
Estatuto e do
Regimento Geral da universidade.
"Espero, ainda neste ano, publicar o edital para a eleição ser realizada no início de 2016", diz o diretor-geral da Udesc Cead, David Daniel e Silva.
A reestruturação permitirá que a unidade possa implantar e expandir cursos EAD de forma plena e adequada nos polos de diferentes regiões catarinenses, apoiando os demais centros da universidade nas ações dessa modalidade.
Atualmente, é oferecida a graduação em Pedagogia, mas outros três cursos (Administração Pública e licenciaturas em Ciências Biológicas e Informática) e a Especialização em Gestão Municipal já foram aprovados pela Udesc e aguardam
recursos do Ministério da Educação (MEC).
Referência em Pedagogia
A Udesc iniciou a primeira turma de Pedagogia a Distância em 1999, de maneira pioneira no Brasil, e formou cerca de 15 mil acadêmicos na década passada, sendo 12 mil em Santa Catarina e três mil no Maranhão e no Amapá.
Após a retomada do curso em 2011, as primeiras turmas abertas foram concluídas em julho e agosto deste ano, com
mais de 600 pedagogos formados em 20 polos de várias regiões catarinenses.
"Foi pela adesão da Udesc à Universidade Aberta do Brasil, adesão essa construída na gestão do professor Sebastião Melo na Reitoria, que foi possível reabrir o curso de Pedagogia", lembra Sousa. Já de acordo com Silva, "o Cead deve muito da sua existência ao apoio da Reitoria e da UAB".
Segundo o reitor, "no momento, a Udesc está buscando
ampliar o modelo de financiamento para não depender apenas da UAB e também está participando ativamente das discussões das novas diretrizes curriculares da educação a distância junto ao Conselho Nacional de Educação, através da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais".
Leia mais:
14/09/2015 - Udesc divulga nota sobre contingenciamento de recursos federais no ensino a distância
22/07/2015 - Formaturas de mais de 600 alunos de Pedagogia a Distância da Udesc iniciam nesta quinta
26/06/2015 - Novos cursos a distância da Udesc aguardam resultado de edital do MEC para abertura de turmas
06/01/2015 - Udesc inicia 2015 com Política de Educação a Distância definida
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143