Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/08/2015-21h52

Comissão central da eleição para Reitoria da Udesc homologa chapa sub judice

Nesta sexta-feira, 28, às 20h30, a Comissão Eleitoral Central homologou, na condição sub judice, a chapa dos professores Paulo Cezar Cassol e Oséias Alves Pessoa, candidatos a reitor e vice-reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

A decisão da comissão foi tomada para cumprir uma medida liminar determinada pela 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca da Capital e pode ser conferida em www.udesc.br/eleicao2015.

Uma medida liminar é uma decisão judicial que analisa um pedido urgente, podendo ser mantida ou derrubada após o julgamento de mérito da causa. 

Os membros da Comissão Eleitoral Central se reunirão na próxima semana e terão até dez dias para responder à justiça estadual sobre essa decisão judicial.

A chapa dos professores Cassol e Pessoa ainda tinha mais uma instância administrativa da Udesc para recorrer, o Conselho Universitário (Consuni), mas preferiu ingressar diretamente no Judiciário.

Entenda o caso

De 14 de julho a 14 de agosto, ocorreu o período de inscrições para concorrer ao cargo de reitor e vice da Udesc. Duas chapas foram inscritas: Marcus Tomasi (reitor) e Leandro Zvirtes (vice); e Paulo Cassol (reitor) e Oséias Pessoa (vice).

Em 17 de agosto, a Comissão Eleitoral Central homologou a chapa dos professores Tomasi e Zvirtes, enquanto a chapa dos professores Cassol e Pessoa não foi homologada por unanimidade.

Em 19 de agosto, a chapa não homologada pediu reconsideração à Comissão Eleitoral Central. Em 25 de agosto, a comissão seguiu o parecer da Procuradoria Jurídica (Projur), da Udesc, para rejeitar o pedido e manter a não homologação da chapa por dez votos a um.

Após a publicação dessa decisão, a chapa não homologada poderia ter recorrido ao Consuni até esta quinta-feira, 27, mas preferiu ingressar diretamente no Judiciário.

Em 26 de agosto, a chapa não homologada entrou com um mandado de segurança na Comarca da Capital com pedido de liminar, requisitando a homologação da sua inscrição.

Em 28 de agosto, o presidente da Comissão Eleitoral Central, Jorge Musse, recebeu a notificação judicial por e-mail solicitando a homologação da chapa e atendeu a determinação. 

Os membros da comissão se reunirão na próximo semana e terão até dez dias para responder à justiça estadual sobre a decisão judicial.

Leia mais:

25/08/2015 - Comissão central da eleição para Reitoria da Udesc rejeita pedido e mantém não homologação de chapa

19/08/2015 - Chapa não homologada para eleição de reitor e vice da Udesc pede reconsideração à comissão central

17/08/2015 - Comissão central da eleição para reitor e vice da Udesc homologa uma chapa

14/08/2015 - Duas chapas são inscritas para eleição de reitor e vice-reitor da Udesc

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143 
galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h