A
Universidade Aberta do Brasil (UAB) lançou nesta segunda-feira, 24, um
manifesto nacional em defesa do ensino a distância. A campanha, que tem o apoio do
Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), pretende mobilizar todas as instituições públicas ligadas à UAB para sensibilizar o governo federal sobre a importância de manter os investimentos na modalidade.
Recentemente, o governo federal anunciou um contingenciamento de recursos que impactou em várias áreas da educação, inclusive na modalidade a distância, o que tem preocupado comunidades acadêmicas em todas as regiões brasileiras.
Segundo o manifesto, lançado a partir de um
vídeo na internet, a modalidade se encontra em um momento de franca expansão e não pode sofrer cortes orçamentários, que resultariam em prejuízo para sua viabilidade. Foi aberta também uma
petição pública para coletar assinaturas de alunos, professores e tutores a favor da manutenção da UAB.
"É um movimento para fortalecer a educação a distância no País, para ser tratada como política de estado e não de governo", diz a professora Carmen Pandini, coordenadora-geral da UAB na Udesc.
A partir de 1999, a Udesc passou a oferecer o curso de Pedagogia a Distância de forma pioneira no País e formou cerca de 15 mil alunos na década passada, sendo 12 mil em Santa Catarina e três mil no Maranhão e no Amapá.
Com as formaturas realizadas entre julho e o fim de agosto deste ano, em 20 polos distribuídos pelo Estado, a universidade terá preparado mais 600 pedagogos para atuar na educação.
Além disso, a Udesc aguarda o resultado do
Edital nº 75/2014 da UAB para obter os recursos necessários para a abertura de mais turmas em Pedagogia e de quatro novos cursos a distância a partir de 2016: Administração Pública, licenciaturas em Ciências Biológicas e Informática e Especialização em Gestão Municipal.
Sobre o sistema
Criada em 2005, a Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância.
Atualmente, 170 mil alunos fazem parte do programa, que já conta com mais de 120 mil alunos formados e polos de apoio presencial em mais de 700 cidades do Brasil.
Apesar dos números e dos aspectos positivos, a UAB trabalha no limite dos seus recursos, o que pode inviabilizar a continuidade do sistema.
Leia mais:
05/08/2015 - Próximas formaturas de Pedagogia a Distância da Udesc serão em Joinville, Itajaí e Blumenau
22/07/2015 - Formaturas de mais de 600 alunos de Pedagogia a Distância da Udesc iniciam nesta quinta
26/06/2015 - Novos cursos a distância da Udesc aguardam resultado de edital do MEC para abertura de turmas
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143