Vicente Concilio está entre seis representantes do grupo
de trabalho da Região Sul - Foto: Divulgação
O Ministério da Educação (MEC) instituiu os grupos de trabalhos regionais que farão a orientação e o acompanhamento da Iniciativa para Inovação e Criatividade na Educação Básica.
Entre os seis representantes do grupo que compreende Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, está o professor Vicente Concilio, diretor de Extensão do
Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A primeira reunião será feita nesta quarta-feira, 26, em Curitiba.
Em julho, o ministério criou o grupo de trabalho nacional que deverá mapear a busca por experiências inovadoras em educação básica em todo o Brasil e formular diretrizes para políticas públicas nessa área.
"Neste primeiro momento, os participantes vão aprofundar o significado dessa busca por propostas inovadoras para a educação básica. O que seria a criatividade e a inovação em nosso atual panorama escolar? Muitas experiências já existem e possuem uma história consolidada, mas que acabam escondidas pelo panorama da educação tradicional", afirma Concilio.
"A ideia é que as propostas inovadoras ganhem espaços de visibilidade através de plataformas de divulgação, de tal forma que parcerias possam surgir, fortalecendo-as, e que, por fim, haja uma apropriação dessas ideias pelo ensino tradicional", explica.
Os grupos regionais devem monitorar o desenvolvimento da Iniciativa para Inovação e Criatividade na Educação Básica nos estados; debater referências regionais de inovação e criatividade; apoiar a divulgação regional das estratégias da Iniciativa; e sugerir eventos nos estados.
Além de Vicente Concilio, participam do grupo de trabalho da Região Sul: Silvana Vitorassi, gerente da Divisão de Educação Ambiental na Itaipu Binacional e coordenadora do GT; Jaqueline Moll, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Léa Fagundes, coordenadora do Laboratório de Estudos Cognitivos da UFRGS; Luca Riechbieter, mestre em Educação e atuante na área; e Moema Viezzer, integrante da Rede de Educação Ambiental.
Sobre o docente
Ator, diretor e professor da área de Teatro-Educação do Departamento de Artes Cênicas da Udesc Ceart, Vicente Concilio é licenciado, mestre e doutor em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (USP).
Sua pesquisa de mestrado refere-se à sua atuação como professor de teatro em contextos prisionais em São Paulo e foi publicada pela Editora Hucitec, na coleção Pedagogia do Teatro, sob o título "Teatro e Prisão: dilemas da liberdade artística". Já seu doutorado é uma pesquisa sobre a prática de encenação das peças didáticas de Bertolt Brecht, sob orientação de Ingrid Dormien Koudela.
Foi artista-orientador do projeto Teatro Vocacional da Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo e, desde 2011, é coordenador da área de Teatro do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) na Udesc, onde também está vinculado ao Mestrado Profissional em Artes (ProfArtes).
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8350