Membros do Santander e alunos se encontraram no gabinete do reitor (à direita) - Fotos: Secom
No primeiro semestre de 2016, seis acadêmicos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) estarão com viagem marcada para estudar em instituições de ensino superior de Portugal, Espanha e México a partir do
Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação Santander Universidades 2015. Nesta quinta-feira, 13, os alunos receberam certificados de participação.
Cada um deles ganhou uma bolsa de R$ 9.624,60, pagos pelo banco. "É uma grande honra para mim", diz o estudante Raphael Vinícius Bottini, do curso de Tecnologia em Produção Moveleira do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO) em Palmitos.
O acadêmico estudará durante seis meses na Universidade de Coimbra, em Portugal. E está ansioso, já que será a primeira vez que viajará para fora do País.
Assim também estão os alunos Reginaldo Pereira de Almeida, de Violão (Ceart) e Carla Margotti Mendonça, de Pedagogia a Distância (Cead). "É uma conquista. Eu nunca estudei fora e vai agregar muito no meu crescimento", conta Carla. "É importante para o aperfeiçoamento profissional e também como ser humano", afirma Almeida.
Os outros selecionados são Luiza Stein da Silva (Administração Pública, Esag), Claudia Maria Gullo Piconi (Biblioteconomia, Faed) e Jeferson Luiz de Arruda (Ciências Contábeis, Ceavi).
Para o reitor da Udesc, Antonio Heronaldo de Sousa, o programa é um incentivo a mais aos acadêmicos da universidade para estudar em instituições do exterior. "É uma forma de enriquecerem seus currículos. Essas oportunidades precisam ser valorizadas pelos estudantes", aconselha.
Sobre o programa
O Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação Santander Universidades 2015 mantém parcerias com 450 universidades brasileiras e outras 1,1 mil na Europa e na América Latina, além de países como Canadá, China, Estados Unidos e Rússia.
"O Santander é uma das empresas no mundo que mais investe em educação superior. Agradecemos a abertura da Udesc a este programa", afirma Carlos Guilherme Matte, da área de relacionamento do banco com universidades.
A seleção da Udesc priorizou alunos de áreas não contempladas no programa federal Ciência sem Fronteiras. Essa demanda estudantil atendida pela Reitoria foi prevista pelo projeto PromeExterno, que integra o
Plano de Gestão 2012-2016 e busca aumentar o intercâmbio de graduação.
Mais informações podem ser obtidas com a
Secretaria de Cooperação Interinstitucional e Internacional (SCII), da Udesc, pelo telefone (48) 3321-8039, das 13h às 19h, e pelo e-mail
scii.reitoria@udesc.br.
Instituição financeira oferece prêmios
Além do programa de mobilidade, o banco oferece uma série de incentivos voltados à produção acadêmica e à comunidade universitária na 11ª edição dos
Prêmios Santander Universidades, dividido em quatro categorias: "Ciência e Inovação", "Empreendedorismo", "Guia do Estudante - Destaques do Ano" e "Universidade Solidária".
Em 2015, são mais de R$ 2 milhões oferecidos em prêmios e bolsas de estudos internacionais. As inscrições ficarão abertas até 17 de setembro.
Leia mais
05/08/2015 - Alunos da Udesc têm mais duas semanas para concorrer a 12 vagas de intercâmbio internacional
04/08/2015 - Prêmio universitário nacional segue com inscrições abertas para alunos, professores e instituições
11/06/2015 - Nova bolsa de programa de intercâmbio vai para aluno de Produção Moveleira da Udesc Oeste
15/04/2015 - Programa dará cinco bolsas de estudo na América Latina, Portugal e Espanha para alunos da Udesc
06/08/2014 - Acadêmicos da Udesc recebem bolsas de estudo do Banco Santander
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143