Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

14/06/2015-18h50

Udesc tem nova metodologia para criação e implantação de cursos de graduação

Novos cursos somente serão criados se tiverem garantia financeira para implantação imediata - Foto: Mauro Tortato
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) conta com uma nova metodologia para a criação e a implantação de cursos de graduação, que foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) no mês passado, conforme consta na Resolução nº 021/2015.

As propostas de novos cursos continuarão tramitando nas instâncias definidas pelo Estatuto e pelo Regimento Geral da Udesc, além de precisarem estar presentes no Plano 20 ou no Plano de Desenvolvimento Institucional, respeitando as respectivas políticas e diretrizes. O cumprimento da Resolução nº 039/2007 do Consuni, que trata da expansão da universidade, também permanece em vigor.  

A grande mudança é que os projetos agora somente poderão dar entrada na Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e tramitar nos conselhos superiores a partir do momento em que atenderem aos critérios estabelecidos em um edital próprio da Proen para a criação de novos cursos de graduação.

De acordo com a resolução da metodologia, o lançamento desse tipo de edital só ocorrerá quando o comprometimento dos recursos da Udesc com a folha de pagamento na Fonte 100 (Tesouro do Governo de SC) estiver abaixo de 70% do orçamento da universidade na média dos últimos 12 meses, conforme estudos publicados mensalmente pela Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan).

A resolução, contudo, estabelece três situações nas quais as propostas de novos cursos serão dispensadas de participar dos editais da Proen:
  1. obter aumento do percentual de repasse destinado à Udesc que seja suficiente para cobrir a implantação completa do curso em centro já existente – essa possibilidade foi usada na votação da criação do curso de Direito em Palmitos, que ainda não terminou;
  2. se for de caráter temporário, obter recursos financeiros para cobrir todas as despesas durante sua vigência;
  3. substituir curso existente ou surgir a partir da reformulação curricular do curso implantado desde que não implique em aumento de custos – isso ocorreu, por exemplo, em Ibirama (substituição de Sistemas de Informação por Engenharia de Software) e em Pinhalzinho (Engenharia de Alimentos teve uma das duas entradas semestrais de turma repassada para Engenharia Química).
"A nova metodologia é um grande avanço para a Udesc", afirma o pró-reitor de Ensino, Luciano Hack. "Antes, a dinâmica contínua dos pedidos, que podiam ser feitos a qualquer momento, gerava grande demanda de trabalho e tempo em vários setores da universidade e expectativas que nem sempre eram cumpridas no fim do processo em razão da falta de garantia financeira."

Hack destaca que agora "a Udesc começará a ter novos cursos de graduação apenas quando tiver condições financeiras de implantá-los logo após a aprovação deles nos conselhos superiores".

Primeiro edital e etapas

Não há previsão, porém, do lançamento do primeiro edital em curto prazo, pois, diante do atual repasse que a Udesc recebe da Receita Líquida Disponível do Estado, a folha de pagamento está acima de 70% do orçamento da universidade, que sempre respeita o limite máximo legal de 75%.

As disposições transitórias da resolução prevê que, quando houver o primeiro edital, ele será exclusivo para os nove cursos com trâmite suspenso pelo conselho em 2013: Ciências Biológicas (CAV), Ciências Sociais (Faed), Dança (Ceart), Direito (Esag), Engenharia da Madeira (Ceavi), Engenharia de Produção Agroindustrial (Ceavi), Engenharia Têxtil (Ceavi), Física - Bacharelado (CCT) e Geologia (CAV). No entanto, cada centro poderá submeter apenas um curso dessa lista.

Nos editais, o centro que tiver quatro ou mais cursos de graduação somente poderá participar se tiver, no mínimo, um curso de pós-graduação stricto sensu implantado. Cada centro poderá inscrever uma proposta, que deverá conter projeto pedagógico, formulário da resolução e documentos que comprovem as informações apresentadas.

As propostas deverão ser aprovadas nos conselhos dos centros e enviadas para a Proen, que as encaminhará para a avaliação de uma comissão própria, formada por servidores das unidades de ensino e da Reitoria.

Essa comissão dará notas para as propostas em quatro critérios: estrutura do centro; indução ao desenvolvimento ou demanda social; sintonia do centro com a verticalização; e conceito médio dos cursos do centro no Ministério da Educação (MEC). Aquelas que forem aprovadas serão apresentadas em ordem decrescente de pontuação para a apreciação do Consuni.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143    
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.