Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

01/06/2015-11h32

Planetário Digital Móvel da Udesc Oeste realizou 150 sessões para 3,3 mil pessoas em nove meses

Desde setembro de 2014, o Planetário Digital Móvel do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), já realizou, em parceria com a Associação Apontador de Estrelas, 150 sessões em escolas e encontros em municípios da Regiâo Oeste com a participação de 3,3 mil pessoas, entre alunos e integrantes da comunidade em geral.

As atividades do Planetário Digital Móvel, que integram o projeto de extensão Espaço Astronomia, do curso de Engenharia de Alimentos, em Pinhalzinho, começaram no 4º Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da Udesc Oeste em setembro, em Chapecó, com a realização de nove sessões para cerca de 200 acadêmicos da instituição.

Na segunda quinzena de maio deste ano, o planetário foi montado na Sala Welcy Canals, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, durante o Festival de Teatro de Chapecó. Em dois dias, visitaram o aparelho 350 pessoas, entre alunos de sete estabelecimentos de ensino e a comunidade em geral, de cinco a 60 anos, em 12 sessões.

De 18 a 20 de junho, o planetário será montado novamente no Centro de Cultua e Eventos Plínio Arlindo de Nes, durante as atividades do Festival Literário de Chapecó. As sessões, realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, serão destinadas aos estudantes de escolas da Região Oeste e comunidade em geral.

Tema das sessões

Durante as sessões, geralmente são projetados três tipos de materiais. Uma delas é o filme "Crônicas de uma Viagem à Terra", da produtora espanhola Albedo.

A projeção conta a história de um viajante de uma estrela distante que chega ao sistema solar e visita os diferentes objetos no caminho. Ele decide ficar por um temporada na Terra para acompanhar os fenômenos da natureza, como estações do ano, fases da Lua e eclipses solares.

Nas sessões, também é apresentado um filme da mesma produtora que relata as mudanças do clima devido à ação humana e propõe atividades para alterar o quadro e permitir a harmonia com o meio ambiente.

Outro filme também projetado, "De Volta à Lua para Ficar", faz um relato sobre a Lua e sua conquista e apresenta os preparativos para que uma equipe de cientistas retorne para lá sem uso de recursos públicos.

No planetário, é apresentado ainda o sistema solar a partir do céu de Chapecó, com sessões ao vivo, e observação do eclipse lunar, que poderá ser visto no município em 27 de setembro.

Sobre o planetário

Segundo o coordenador do projeto de extensão da Udesc Oeste, Daniel Iunes Raimann, o aparelho é uma cúpula inflável de sete metros de diâmetro, que pode acomodar até 40 pessoas. "Na sua estrutura interna, será possível projetar o céu estrelado de qualquer parte da Terra e em qualquer época do ano, sem poluição e iluminação", diz. 

Ele explica também que, nas sessões, que duram 25 minutos em média, os alunos poderão visualizar céu, estrelas, planetas, Sol, Lua, constelações e galáxias.

Leia mais: 

29/09/2014 - Planetário Digital Móvel da Udesc Oeste inicia sessões na região para mostrar céu e estrelas

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143 
galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h