Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

15/05/2015-10h59

Udesc participa de seminário online sobre violência sexual de crianças e adolescentes na segunda


O Laboratório de Educação e Sexualidade (LabEduSex), do Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e mais dois institutos apoiam o seminário virtual Violência sexual – diferentes perspectivas, que será realizado na segunda-feira, 18, às 17h30 no Brasil e às 21h30 em Portugal.

A iniciativa coincide com o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído em 18 de maio de 1998, durante seminário na Bahia com a presença de cerca de 80 entidades públicas e privadas de todo o País.

O encontro daquela época foi organizado pelo Centro de Defesa de Crianças e Adolescentes da Bahia (Cedeca), representante oficial da organização internacional Fim da Prostituição e do Tráfico de Crianças para Fins Sexuais (Ecpat, na sigla em inglês), que surgiu na Tailândia.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído por iniciativa da então deputada federal Rita Camata, presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente do Congresso Nacional, e sancionado em maio de 2000.

Segundo a professora Vera Marques, do Laboratório de Educação e Sexualidade da Udesc Cead, desde a implantação do projeto, "a sociedade civil em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes passou a promover atividades em todo o País para conscientizar a população e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual".

Ela lembra que 18 de maio foi instituído como data oficial porque nesse dia, em 1973, em Vitória, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assinada, em um crime que ficou conhecido como o "Caso Araceli". Os agressores nunca foram punidos.

De acordo com levantamento recente, foram registrados no Brasil mais de 24 mil denúncias de violência sexual em crianças e adolescentes em 2014. Desses casos, 19 mil foram abusos e em torno de 5 mil, exploração sexual.

Evento gratuito

A participação no seminário, que é gratuito e usará ferramentas de webconferência, integra o projeto WebEducaçãoSexual2015, que, na sua primeira etapa, discute os direitos humanos na escola e os caminhos da sexualidade.

Além da Udesc Cead, o evento tem o apoio do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Ieul) e do Grupo da Sexualidade (Gsex), da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
 
Leia mais:

09/04/2015 - Udesc realizará seminário online sobre direitos humanos e diversidades sexuais na próxima terça

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h