Evento em Palmitos reuniu deputados, autoridades locais
e comunidade - Foto: Thiago Augusto/Ascom Udesc
O reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Antonio Heronaldo de Sousa, participou nesta quinta-feira, 14, de uma audiência pública no município de Palmitos, no Oeste, promovida pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).
Por volta de 500 pessoas estiveram na reunião, entre deputados, autoridades locais e comunidade em geral, para tratar sobre a ampliação da oferta de cursos de graduação em Palmitos.
A Udesc tem hoje um polo de ensino a distância, que oferece Pedagogia e formará a primeira turma, de 23 alunos, em julho, e um curso presencial de Tecnologia em Produção Moveleira, por meio do
Centro de Educação Superior do Oeste (CEO).
Para a próxima edição do Vestibular EAD, em 31 de maio, 106 pessoas se inscreveram para o curso de Pedagogia no polo de Palmitos, mantido pelo
Centro de Educação a Distância (Cead).
No município, também funcionava um curso presencial de Enfermagem, que foi transferido para Chapecó em 2012 por motivos técnicos. A população local cobra a implantação de um curso de Direito e/ou o retorno do curso de Enfermagem.
Na audiência, o reitor Sousa reforçou a necessidade de se aumentar o repasse de recursos à Udesc para criar condições de expansão em todas as regiões catarinenses, como no Meio-Oeste, e de abertura de novos cursos nos centros já existentes. "A Udesc veio para o Oeste sem a ampliação de recursos. O Oeste é tão importante que temos absorvido custos", afirmou.
Nos últimos 15 anos, mesmo com um aumento efetivo de apenas 0,15 ponto percentual no duodécimo repassado da Receita Líquida Disponível (RLD) do Estado para a Udesc, foram criados centros em Laguna, Balneário Camboriú, Ibirama e no Oeste (Chapecó, Palmitos e Pinhalzinho).
"A Udesc foi a primeira universidade pública e gratuita a se instalar no interior de Santa Catarina, inclusive no Oeste do Estado. Para se expandir mais, é preciso mais recursos", reforçou o reitor.
Sousa sugeriu que partes das sobras anuais de recursos da Alesc, por exemplo, sejam investidas na universidade. "Queremos um gesto dos deputados para viabilizarem aumento de recursos para o ensino superior na Udesc", disse.
Curso de Direito será decidido no Consuni
Em 2011, após estudo da Udesc e consulta com lideranças da região, definiram-se dois cursos prioritários para Palmitos: Tecnologia em Produção Moveleira e Engenharia de Produção.
No ano seguinte, a universidade abriu o curso de Tecnologia em Produção Moveleira, mas, devido à baixa procura no vestibular, foram suspensas temporariamente novas turmas a partir de 2013.
Já em 2014, foi constituída nova comissão para analisar a viabilidade da implantação do curso de Direito após pesquisa que apontou essa opção como uma das preferidas pela comunidade local.
O estudo de viabilidade da criação desse curso será pautada para a próxima reunião do Conselho Universitário (Consuni), da Udesc, marcada para terça-feira, 19.
Novos cursos para unidade
O reitor da Udesc vislumbra para Palmitos a expansão dos cursos via ensino a distância; a possível reformulação do curso de Tecnologia em Produção Moveleira para outra ênfase; e outros cursos presenciais, que dependem da redistribuição dos percentuais do duodécimo do Estado pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
No município, por meio da educação a distância, por exemplo, será possível ofertar Administração Pública (curso aprovado na Udesc e em análise no Ministério da Educação), Licenciatura em Biologia (em tramitação na Udesc) e Licenciatura em Informática (em tramitação na Udesc).
Investimentos na interiorização
Sousa traçou ainda um panorama de investimentos e obras atuais da Udesc. Na lista, estão novos prédios em Balneário Camboriú, Florianópolis (Esag), Ibirama, Joinville, Pinhalzinho e São Bento do Sul, além do edifício da Engenharia Florestal em Lages e da reforma dos atuais blocos de São Bento do Sul, entre outras realizações.
No total, a Universidade dos Catarinenses investirá R$ 65 milhões em até três anos.
Leia mais:
07/04/2015 - Reitor da Udesc apresenta panorama atual e desafios da universidade à Comissão de Educação da Alesc
11/09/2013 - Reitor pede apoio de deputados para ampliação do repasse do duodécimo da Udesc
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143