O reitor em exercício da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Antônio Heronaldo de Sousa, anunciou nesta segunda-feira (14), que designou a professora Maria Ester Menegasso como diretora geral do Centro de Educação Superior da Foz do Rio Itajaí (Cesfi) da Udesc, em Balneário Camboriú. O reitor em exercício também informou que uma comissão formada por seis servidores da universidade foi criada para desenvolver o projeto pedagógico do curso de Engenharia do Petróleo, que já foi aprovado pelo Conselho Universitário (Consuni) da Udesc e deverá ter início no segundo semestre deste ano.
A professora Maria Ester Menegasso foi a primeira coordenadora do curso de Administração Pública da Esag da Udesc, é graduada em Serviço Social pela UFSC, além de possuir duas especializações, dois mestrados nas áreas de Serviço Social e Administração e também ser doutora em Engenharia de Produção pela UFSC.
“A professora está preparada para assumir a função de diretora geral e para presidir a comissão do projeto pedagógico do curso. A comissão terá o prazo de 60 dias para finalizar o projeto e ainda aguardamos a indicação de mais uma pessoa, da Petrobrás, para fazer parte desta comissão”, disse o reitor em exercício, Antônio Heronaldo de Sousa. A comissão, que se reúne na próxima quinta-feira (17), às 9h, na Udesc Florianópolis, no Itacorubi, para iniciar os trabalhos, conta ainda com os professores Dieter Neermann, Valter Becegato, Diogo Siebert e Rogério Simões, e pela técnica universitária de desenvolvimento, Elvira Fernandes.
“Não vou medir esforços para que o Cesfi seja um Centro de excelência, de referência e que contribua para o desenvolvimento de Santa Catarina. A criação do novo Centro foi uma resposta da Udesc para a demanda da comunidade de Balneário Camboriú”, afirmou a diretora geral do Cesfi, Maria Ester Menegasso. A diretora também disse que será um trabalho prazeroso, porém difícil, já que ela terá que criar uma estrutura física e de pessoal para o Centro (que vai funcionar nos dois primeiros anos em um local provisório), participar da comissão do projeto pedagógico do curso de Engenharia do Petróleo e ainda supervisionar a construção da sede própria do Cesfi, com início previsto para este ano.
Sobre o Cesfi
O Centro de Educação Superior da Foz do Rio Itajaí (Cesfi) foi criado em 20 de maio de 2010 através do Decreto nº 3.276 assinado pelo governador do Estado e será instalado em uma área de 6 mil m² (20 terrenos), no Loteamento Primavera, no bairro Nova Esperança, doados para a Udesc pela Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú.
A primeira etapa da obra prevê a construção do prédio em uma área de 3.842 m². O primeiro curso, de Engenharia do Petróleo, foi escolhido a partir de uma comissão designada para estudar e propor o vocacionamento do Cesfi desde julho de 2010. No dia 18 de dezembro de 2010, o ex-governador Leonel Pavan e o reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Sebastião Iberes Lopes Melo, lançaram a pedra fundamental das futuras instalações do novo Centro da universidade em Balneário Camboriú.
Assessoria de Comunicação da Udesc
Informações adicionais: jornalista Thiago Augusto, telefone (48) 3321-8142, e-mail thiago.augusto@udesc.br