Marca será desenvolvida a partir de criação de núcleo ligado ao Laboratório de Design - Foto: Div.
Na terça-feira, 14, uma oficina no
Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), marcou o início da participação da instituição no programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia – título que a capital catarinense recebeu em dezembro e tem potencial para fomentar o setor turístico-gastronômico da cidade e do Estado.
A oficina com o designer Eduardo Barroso abordou a primeira atividade na qual a Udesc estará envolvida – o desenvolvimento da marca "Saberes e Sabores de Santa Catarina", que auxiliará na promoção da gastronomia local.
A marca será desenvolvida a partir da criação do Núcleo de Inovação Cultural, o qual estará vinculado ao Laboratório de Design (LabDesign), da universidade, e terá a participação de professores, alunos e egressos da Udesc e de outras instituições.
"Estaremos juntos neste projeto, apoiando com nossa expertise em Design. Começaremos trabalhando em Florianópolis, considerada Cidade Unesco da Gastronomia, mas esperamos contribuir de forma perene para oferecer propostas para a gestão pública do Estado", afirma a diretora-geral da Udesc Ceart, Gabriela Mager.
O evento também contou com a presença da diretora de Inovação da Associação FloripAmanhã, Anita Pires; dos professores de Design da Udesc Ceart João Calligaris Neto, Marc Barreto Bogo e Murilo Scóz; de alunos do curso; de sócios da empresa Bradda Design Gráfico, egressos da universidade; e de representantes dos cursos de Gastronomia do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e da Estácio/Assesc.
Próximos passos
Outras ações também serão realizadas pelo Núcleo de Inovação Cultural, como uma pesquisa qualitativa com moradores de Florianópolis para revelar as memórias sensitivas relacionadas a vários fatores, como gastronomia da cidade, hábitos alimentares e lembranças gastronômicas, e um estudo sobre a cultura material local.
Em 30 de junho, a Udesc sediará o Seminário de Identidade Cultural, com a vinda da representante da Unesco Denise Bax, especialista em programas da Divisão de Expressões Culturais e Indústrias Criativas da organização.
Já entre 1º e 10 de julho, está marcada na universidade uma oficina criativa para o desenvolvimento de equipamentos e utensílios de promoção da gastronomia, com a participação de alunos e egressos do curso de Design Industrial da Udesc Ceart e a coordenação voluntária de dez designers que integraram o
Laboratório Brasileiro de Desenho Industrial (LBDI).
Os utensílios projetados durante a oficina serão produzidos para utilização dos restaurantes locais participantes do programa e poderão também ser comercializados para o público. O trabalho desenvolvido resultará ainda em uma exposição e em um catálogo.
Sobre o programa
Desde dezembro, Florianópolis integra o grupo de 69 cidades da
Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco, que reconhecem e apoiam a criatividade como estratégia impulsionadora do desenvolvimento sustentável por meio de parcerias mundiais.
O título gera visibilidade internacional e tem potencial para incrementar o setor turístico-gastronômico local, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região. Confira o
resumo executivo que apresentou Florianópolis para a Unesco.
Além de Florianópolis, a rede de gastronomia é composta por Shunde e ChengDu (China), Tsuruoka (Japão), Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), Jeonju (Coréia do Sul) e Östersund (Suécia).
O Brasil tem apenas duas cidades na Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco: além da capital catarinense, Curitiba está na categoria de design.
O grupo gestor do programa Florianópolis Cidades Unesco da Gastronomia é coordenado pela Associação FloripAmanhã, com participação de diversas instituições públicas e privadas.
Saiba mais:
13/04/2015 - Udesc participará do programa Florianópolis Cidade Unesco da Gastronomia
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8350