Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

16/04/2015-13h08

Reunião de reitor e alunos de sete centros da Udesc avalia programas de auxílio e subsídio estudantil

Cerca de cem estudantes participaram de encontro sobre Prosur e Prape em Chapecó - Foto: Div.

Nesta terça-feira, 14, o reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Antonio Heronaldo de Sousa, e o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Mayco Nunes, participaram de uma reunião com cerca de cem alunos em Chapecó, no Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), para tratar dos programas de Subsídio nas Refeições Oferecidas nos Restaurantes dos Campi (Prosur) e de Auxílio Permanência (Prape).

"O objetivo do encontro foi avaliar o andamento desses programas na ótica dos estudantes", explica Nunes. Além de alunos da Udesc Oeste, representantes de entidades acadêmicas de mais seis centros estiveram na reunião: de Artes (Ceart), Ciências Agroveterinárias (CAV), Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), Ciências Humanas e da Educação (Faed) e Ciências Tecnológicas (CCT).

Segundo o pró-reitor, o encontro definiu que "a gestão da Udesc prontamente providenciará um novo edital do Prosur para as vagas remanescentes, analisará como será feita essa oferta e avaliará futuramente a possibilidade de permitir que os estudantes sejam beneficiados pelos dois programas ao mesmo tempo".

O primeiro edital do Prosur teve 270 inscritos para 530 a 662 vagas, oferecidas independentemente da faixa de renda dos candidatos, e classificou 269 deles. Essa variação no número de vagas decorre do valor diferenciado do subsídio, R$ 4 ou R$ 5 por refeição diária, que está sendo concedido nas unidades da Udesc com restaurantes em Florianópolis, Joinville e Lages.

A criação desse programa foi aprovada por unanimidade em dezembro do ano passado pelo Conselho Universitário (Consuni). Entre as regras da Resolução nº 108/2014, está a concessão vedada do subsídio para alunos que já são beneficiados pelo Prape.

O Programa de Auxílio Permanência existe desde 2011 e concede atualmente cerca de 500 auxílios de moradia e alimentação para 250 acadêmicos de baixa renda. A partir de junho, serão quase 700 auxílios para mais de 350 estudantes.

"Ficou evidente na reunião que não há uma posição consensual entre os acadêmicos em relação à possibilidade de um aluno receber benefícios do Prosur e do Prape ao mesmo tempo", diz Nunes.

Leia mais:

13/04/2015 - Udesc publica resultado de edital que concede novos auxílios para estudantes de baixa renda

30/03/2015 - Estudantes de três centros da Udesc precisam retirar tíquetes de subsídios em refeições nesta terça

20/03/2015 - Udesc divulga lista dos 269 alunos que ganharão subsídios para refeições em restaurantes dos centros

19/03/2015 - Estudantes desocupam restaurante universitário da Udesc em Florianópolis

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h