Oficina desta terça será primeira atividade - Imagem: div.
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do
Centro de Artes (Ceart), participará do programa Florianópolis Cidade Unesco da Gastronomia.
A instituição apoiará o programa com a criação de um núcleo de inovação cultural, o qual desenvolverá uma identidade visual para promoção da gastronomia local e de equipamentos de apoio para o setor.
A primeira ação do núcleo, que estará vinculado ao Laboratório de Design (LabDesign), ocorrerá na Udesc Ceart, já nesta terça-feira, 14, às 14h.
O designer Eduardo Barroso – diretor da FloripAmanhã, entidade coordenadora do grupo gestor do programa – fará um workshop sobre Design Territorial com alunos e professores da universidade e demais integrantes do projeto.
A oficina dará início à construção da identidade visual do projeto Saberes e Sabores de Santa Catarina, o qual terá um selo que poderá ser utilizado por restaurantes locais que participarem do programa e ofertarem determinados pratos para escolha, com padronização de ingredientes, preparação e apresentação.
"A universidade tem como essência contribuir para o desenvolvimento de Santa Catarina. Como temos o curso de Design entre os dez melhores do País, temos o LabDesign e alunos com potencial, nada mais justo do que aliar academia, poder público e iniciativa privada para desenvolver a economia e os valores culturais do Estado", diz a diretora-geral da Udesc Ceart, Gabriela Mager.
Próximos passos
Em 30 de junho, será realizado na Udesc o Seminário de Identidade Cultural, com a vinda da representante da Unesco Denise Bax, especialista em programas da Divisão de Expressões Culturais e Indústrias Criativas da organização.
Já entre 1º e 10 de julho, está marcada na Udesc uma oficina criativa para o desenvolvimento dos equipamentos de promoção da gastronomia local, com a coordenação voluntária de dez designers que integraram o
Laboratório Brasileiro de Desenho Industrial (LBDI).
O consultor Eduardo Barroso explica que a ideia é "criar um novo ritual da gastronomia local, revendo não somente a preparação, mas também a forma de apresentação".
Os produtos desenvolvidos serão utilizados na valorização dos pratos escolhidos pelo programa e servidos pelos restaurantes participantes e também poderão ser comercializados para o público.
"O design permeia todas as áreas da economia criativa, está sempre auxiliando como um meio para criar imagem, desenvolver produtos e estratégias de posicionamento. Para nossos alunos, é ótimo participar de projetos assim, pois podem desenvolver seu potencial e criatividade junto com os professores, além de auxiliar todo o potencial gastronômico do Estado", complementa Gabriela.
Sobre o programa
Desde dezembro, Florianópolis integra o grupo de 69 cidades da
Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco, que reconhecem e apoiam a criatividade como estratégia impulsionadora do desenvolvimento sustentável por meio de parcerias mundiais.
O título gera visibilidade internacional e tem potencial para incrementar o setor turístico-gastronômico local, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região. Confira o
resumo executivo que apresentou Florianópolis para a Unesco.
Além de Florianópolis, a rede de gastronomia é composta por Shunde e ChengDu (China), Tsuruoka (Japão), Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), Jeonju (Coréia do Sul) e Östersund (Suécia).
O Brasil possui apenas duas cidades na Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco: além da capital catarinense, Curitiba está na categoria de design.
O grupo gestor do programa Florianópolis Cidades Unesco da Gastronomia é coordenado pela Associação FloripAmanhã, com participação de diversas instituições públicas e privadas.
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8350
* Com informações da Associação FloripAmanhã