Sousa (à frente) foi acompanhado pelo pró-reitor de Ensino,
Luciano Hack - Foto: Jonas Lemos Campos/Agência AL
Nesta terça-feira, 7, o reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Antonio Heronaldo de Sousa, apresentou um panorama atual e os desafios da instituição aos deputados da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa (Alesc).
Sousa fez um resumo das ações nas áreas de ensino, pesquisa e extensão nas 12 unidades presenciais e nos 27 polos de educação a distância.
"Temos mais de 15 mil alunos, 142 grupos de pesquisa e realizamos 500 ações de extensão, que atendem 600 mil pessoas por ano, com destaque ao Rondon SC. Tudo isso faz com que o Ministério da Educação, o MEC, classifique a Udesc como a quarta melhor estadual do País entre 192 instituições avaliadas. No ensino, somos a primeira de do Estado", destacou o reitor da universidade.
Na sua apresentação, Sousa ressaltou o compromisso da Udesc na formação de professores, gestores públicos, engenheiros, mestres e doutores e apresentou um cronograma de investimento em infraestrutura para os próximos três anos.
"Estamos investindo R$ 60 milhões em obras por todo o Estado, como os prédios para as unidades de Balneário Camboriú, Ibirama, Joinville, Pinhalzinho, São Bento do Sul e Florianópolis", resumiu.
Desafios
O reitor informou ainda que os principais desafios da Udesc são a ampliação da infraestrutura, a expansão regional sustentável, a permanência estudantil e o aumento do quadro de servidores, com uma política de valorização salarial e a revisão do plano de carreira, que deve ser encaminhada à Alesc em breve.
Outras desafios apontadas por Sousa são a liberação de recursos federais, os cursos de graduação represados e a formação de pessoal nas áreas de educação, saúde e tecnologia.
O orçamento anual da instituição é de aproximadamente R$ 330 milhões, conforme repasse de percentual da receita líquida disponível (RLD) do Estado.
"Se houvesse maior disponibilidade de recursos, as ações da Udesc poderiam ser aceleradas", afirmou o reitor. "Acreditamos que, na Comissão de Educação, assim como nas demais, os deputados vão se mobilizar para fazer com que os recursos da universidade aumentem. Assim poderemos dar respostas cada vez mais satisfatórias à sociedade catarinense", acrescentou.
O presidente e a vice-presidente da comissão, deputados Valdir Cobalchini (PMDB) e Luciane Carminatti (PT), concordaram que é necessário aumentar o percentual destinado à universidade.
"Queremos, na medida do possível, melhorar o orçamento da Udesc. Ela é a quarta melhor universidade estadual do País, um motivo de muito orgulho para Santa Catarina", comentou o deputado Cobalchini.
Leia mais:
06/04/2015 - Inscrições do Vestibular de Inverno 2015 e do Vestibular EAD da Udesc estão abertas
19/12/2014 - Avaliação do MEC reafirma que Udesc é quarta melhor estadual do Brasil e 18ª no geral
14/11/2014 - Udesc prepara construção e reforma de dez prédios em centros de seis cidades
14/05/2014 - Reitoria da Udesc apresenta resultados de dois anos de gestão e se prepara para novos desafios
Assessoria de Comunicação da Udesc*
Jornalista Thiago Augusto
E-mail: thiago.augusto@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143
* Com informações da Assessoria de Comunicação da Alesc