Curso de Chapecó é segundo melhor do País na área pela avaliação do Enade - Foto: Jonas Pôrto
Um levantamento feito por alunos e professores de
Zootecnia do
Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), constatou que os 250 profissionais formados até agora pelo curso atuam profissionalmente na área e que 115 deles (46%) trabalham na iniciativa privada, ocupando cargos técnicos comerciais nas áreas de bovinocultura de leite, suinocultura e avicultura.
Outro dado revelou que 65 egressos (26%) já têm mestrado ou doutorado e que a maioria deles está retornando ao Oeste de SC para atuar na iniciativa privada, em centros de pesquisa e universidades.
Para o coordenador do curso de Zootecnia, professor Julcemar Dias Kessler, vários fatores contribuem para esse quadro.
"Temos professsores qualificados e dedicados, os alunos são comprometidos e esforçados e a área rural é altamente desenvolvida. Tudo isso ajuda", destacou. Outro fator apontado é o fato de que a maioria dos alunos que ingressam no curso é do meio rural.
Kessler também cita que muitos produtores colocam suas propriedades rurais à disposição dos alunos e dos profissionais, o que atesta a qualidade do curso. "A demanda é bastante grande", ressaltou o coordenador.
Segundo melhor do Brasil
O curso de Zootecnia da Udesc Oeste obteve o conceito máximo, 5, no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2007 e repetiu o desempenho na edição de 2013, quando ficou em segundo lugar no Brasil em sua área.
O curso, que tem ênfase em Produção Animal Sustentável e dura cinco anos, começou em março de 2004 e vem formando zootecnistas generalistas, com atuação na geração e na aplicação de conhecimentos e tecnologias para a obtenção sustentável de produtos de origem animal.
Conhecimento e ética
Em palestra na aula inaugural da turma de Zootecnia de 2015, o professor da Udesc Oeste Carlos Eduardo Oltramari afirmou aos novos alunos que, além da ética e do relacionamento, o que vai diferenciar o zootecnista é o conhecimento.
E, para alcançá-lo, o docente ressaltou que isso depende da vontade e da dedicação aos estudos, já que o acesso à informação atualmente é rápido e irrestrito.
Durante a aula inaugural, discutiu-se também a importância de os alunos de Zootecnia envolverem-se em atividades extraclasse, como estágios em propriedades rurais e empresas, grupos de pesquisa e extensão, monitorias e representações discentes.
Leia mais:
24/03/2015 - Alunos de Zootecnia da Udesc Oeste participam de atividades em propriedades rurais de Modelo
19/12/2014 - Avaliação do MEC reafirma que a Udesc é quarta melhor estadual e 18 no geral
05/09/2014 - Curso de Zootecnia da Udesc Oeste encerra vivência com palestra sobre reprodução bovina
22/04/2013 - Alunos de Zootecnia da Udesc Oeste fazem estágios em propriedades rurais
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143