Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/03/2015-11h36

Atletas de badminton de projeto de extensão da Udesc Ibirama disputarão competição nacional

Universidade será representada pelos atletas Thiago Guilherme da Silva e Gabriela Creutzberg - Foto: Divulg.
Dois atletas de badminton treinados por um projeto de extensão do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Ibirama, participarão da primeira etapa do campeonato nacional de 2015, que ocorrerá em Campinas (SP), de 26 a 29 de março, com 320 jogadores.

Gabriela Creutzberg, que integra o projeto desde sua implantação em 2011, disputará na categoria simples sub-19. Já o atleta Thiago Guilherme da Silva, que também é bolsista, disputará dupla com Gabriela na categoria mista principal dessa etapa do torneio.

Segundo o professor Pablo Schoeffel, que coordena o projeto o professor Osvaldo Furlaneto Rodrigues, essa é a segundo vez que atletas treinados pelo projeto da Udesc Ibirama participam de competições nacionais. A primeira foi em 2013, em Curitiba.

A prática de badminton ocorre todas as quartas e sextas-feiras, das 17h15 às 22h, no Ginásio de Esportes da Escola Municipal Christa Sedlacek.

Atualmente, o projeto, que já treinou mais de 150 atletas com o apoio da Comissão Municipal de Esportes, tem cerca de 40 alunos de 8 a 50 anos, sendo a maioria entre 10 e 17 anos.

Sobre o projeto

Criado no segundo semestre de 2011, o projeto de extensão sobre badminton da Udesc Ibirama já conseguiu despertar na comunidade de nove municípios da região o gosto e o interesse pela prática do esporte, que integra os Jogos Olímpicos desde 1992.

O trabalho, que é o único feito por uma universidade em SC, contribuiu ainda para incluir o badminton nas aulas de Educação Física das escolas.

Badminton

A modalidade é um esporte muito parecido com o tênis. Porém, no lugar de uma bola, utiliza-se uma espécie de peteca. Na prática do esporte, são exigidas habilidades como agilidade, força física, velocidade, reflexo, flexibilidade e resistência física.

O badminton, que foi levado para a Inglaterra por militares ingleses que o coheceram durante a colonização inglesa na Índia, é praticado um contra um ou em dupla. O jogo é acompnhado por um árbitro, que marca os pontos e aplica as regras necessárias.Cada jogador usa uma raquete para bater na peteca.

O objetivo do jogo é fazer com que a peteca toque o campo do adversário passando por cima da rede. Quando isto acontece, é contabilizado um ponto. Se o atleta jogar a peteca para fora da quadra, o ponto é contabilizado para o adversário.

O jogo é dividido em três games de 15 pontos e é vencido pelo jogador ou dupla que ganhar dois ou três games. Os jogos femininos simples são realizados em três games de 11 pontos.

Leia mais:

06/03/2015 - Udesc Ibirama começa a desenvolver seis programas de extensão com ações até fim do ano

03/06/2014 - Atletas de badminton da Udesc Ibirama conquistam nove medalhas em etapa do campeonato estadual

19/03/2013 - Prática de badminton cresce no Alto Vale do Itajaí com projeto de exrensão da Udesc Ibirama


13/09/2012 - Projeto de extensão da Udesc Ibirama é o único entre as universidades de SC

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h