Pró-reitores falaram sobre restaurante em reunião com
alunos nesta terça - Foto: Rodrigo Brüning Schmitt
Na manhã desta quinta-feira, 26, o reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Antonio Heronaldo de Sousa, assinou o contrato com a empresa que ficará responsável pela instalação de três coifas industriais no restaurante do Campus I no Bairro Itacorubi, em Florianópolis.
Os equipamentos deverão ser montados até 28 de março (prazo de 30 dias). Após isso, a Udesc conseguirá o alvará da Vigilância Sanitária, que é necessário para a abertura do restaurante, e fará testes para poder oferecer refeições de almoço à comunidade universitária.
Em reunião promovida nesta terça-feira, 24, em Florianópolis, o pró-reitor de Administração, Vinicius Perucci, explicou a 40 alunos que as coifas são fundamentais para a saúde dos funcionários da cozinha do local, pois evitam a concentração de gases e de gordura no ambiente. "A vigilância não concede alvará se não houver coifas", afirmou.
Perucci também destacou que a compra desses equipamentos teve atrasos, impedindo a abertura do restaurante na última quinta-feira, 19, porque as duas primeiras licitações foram frustradas.
A empresa vencedora do primeiro processo licitatório, feito em dezembro, chegou a assinar o contrato com a Udesc, mas não entregou os produtos e sofrerá processos administrativos. Já o ganhador da segunda licitação, de janeiro, desistiu antes da assinatura do contrato.
"Cada relançamento de processo licitatório envolve prazos legais, por isso só conseguimos realizar a terceira licitação na sexta-feira passada", falou o pró-reitor.
Perucci frisou na reunião que o restaurante já recebeu todo o mobiliário e os demais equipamentos, adquiridos em outras licitações. "O restaurante já está pronto para funcionar tão logo tenhamos as coifas", reforçou.
Além disso, estão sendo concluídas as obras que ligarão o local à rede pública de esgoto, por recomendação da Vigilância Sanitária. A intenção inicial previa ligação com a estação de tratamento da Udesc.
Concessão do local
As refeições de almoço terão valor unitário de R$ 5,93 e serão oferecidas pela empresa Giseli Cristina Carvalho Sant'Anna, de Florianópolis, que obteve a concessão do espaço físico para exploração de serviços de alimentação em licitação ocorrida em dezembro do ano passado.
O contrato ficará vigente até dezembro de 2015, com remuneração mensal de R$ 8,4 mil para a Udesc. Esse valor foi estipulado pela corretora oficial do Governo do Estado, a Bescor.
Na reunião desta terça-feira, os pró-reitores de Administração, Vinicius Perucci, e de Extensão, Cultura e Comunidade, Mayco Nunes, explicaram que a licitação para a concessão adotou o menor preço de refeição como critério e o memorial descritivo do edital traz todos os tipos de alimentos que serão oferecidos, inclusive com opções para vegetarianos.
A princípio, o restaurante atenderá somente a comunidade universitária, com capacidade para 1.350 refeições de almoço por dia, de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h.
Assim que tiver conhecimento exato da demanda interna, a Udesc analisará a possibilidade de abertura à comunidade em geral. Já a inclusão de jantar poderá ser avaliada somente na revisão do contrato com a concessionária, no fim deste ano.
Mais uma prorrogação para Prosur e novas vagas do Prape
Nesta quinta-feira, o pró-reitor Nunes confirmou que os prazos de inscrição nos editais do
Programa de Subsídio de Refeições Oferecidas nos Restaurantes dos Campi (Prosur) e do
Programa de Auxílio Permanência (Prape) nº 05/2014 serão transferidos mais uma vez e não terminarão nesta sexta-feira, 27.
As novas datas das prorrogações, que foram solicitadas pelos alunos na reunião de terça-feira, serão divulgadas oficialmente nesta sexta-feira.
"Publicamos o edital do Prosur em dezembro, originalmente com prazo final até 20 de fevereiro, porque contávamos com a abertura do restaurante neste mês, o que não foi possível por causa das duas licitações frustradas das coifas", declarou Nunes.
No encontro com os acadêmicos, o pró-reitor Perucci ressaltou que a
Resolução nº 108/2014 do Conselho Universitário (Consuni), responsável pela criação do Prosur, foi elaborada com base em uma proposta do Comitê de Extensão da Udesc após análise das reivindicações estudantis.
Segundo Perucci, a resolução permite que o Prosur também beneficie alunos de campi que não têm restaurantes nas suas estruturas. "Pretendemos fazer licitações para poder oferecer subsídios a refeições em locais externos", antecipou.
Leia mais:
23/02/2015 - Udesc faz reunião sobre restaurante de Florianópolis nesta terça para prestar informações aos alunos
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143