Exame Nacional de Acesso será aplicado em 17 de outubro de 2015 - Foto: Vitor Forcellini
Deve iniciar no primeiro semestre de 2016, na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, o Mestrado Profissional em Matemática (Profmat). A criação do curso tramita na instituição desde 2011 e foi aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no final do ano passado.
Segundo o diretor de Pesquisa e Pós-graduação, Luiz Coelho, o processo de seleção do novo mestrado não será feito pela Udesc, pois a oferta é nacional e o curso é realizado por uma rede de instituições de ensino superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil, e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática. “Diferentemente dos demais cursos ofertados pela Udesc, neste a seleção não é feita localmente, a prova é realizada em nível nacional”.
O Profmat visa atender professores de Matemática em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública. O polo da Udesc Joinville oferecerá 20 vagas, 16 delas, preferencialmente, para professores de escolas municipais ou estaduais.
Os candidatos melhor ranqueados recebem bolsa de R$ 1.500 e podem continuar lecionando, pois as aulas do mestrado ocorrem às sextas-feiras à noite e aos sábados.
“O curso vai melhorar substancialmente a qualidade do ensino de Matemática nas escolas públicas. Além disso, com o mestrado os professores passarão a ser melhor remunerados”, afirma Coelho.
O Exame Nacional de Acesso será aplicado em 17 de outubro de 2015 e a matrícula dos candidatos classificados ocorrerá de 16 a 30 de janeiro do ano que vem. O edital será publicado no
site do Profmat em julho deste ano.
Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
Jornalista Isabela Vargas
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 4009-7930