Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

15/12/2010-17h10

Udesc faz balanço do Rondon em SC que contou com mais de 850 participantes no Meio-Oeste

A coordenação do Núcleo do Projeto Rondon da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) apresentou, na manhã desta quarta-feira (15), um balanço sobre a Operação Contestado, que aconteceu na última semana nas cidades de Calmon e Matos Costa, no Meio-Oeste catarinense. A apresentação do coordenador do Núcleo do Projeto Rondon da Udesc, Alfredo Balduíno Santos, para o pró-reitor de Cultura, Extensão e Comunidade, Paulino Cardoso, mostrou que a Operação Contestado contou com a participação de mais de 850 multiplicadores na região.

Durante os cinco dias da Operação Contestado, 20 alunos coordenados pelos professores Fábio Manoel Caliari, do Ceplan/Udesc; pela professora Vera Márcia Marques Santos, do Cead/Udesc; e pelo professor da UnB, Antônio Carlos dos Anjos Filho; realizaram as oficinas sobre o Meio Ambiente; geração de renda para a comunidade local; de Informática; coleta seletiva e artesanato com material reciclável; capacitação em gestão financeira; Educação Sexual; de higiene pessoal; e até de como construir um aquecedor solar. Alunos e professores atuaram de forma multidisciplinar treinando a comunidade, agentes de Saúde, professores, gestores escolares, além de crianças, jovens e idosos.

"Foram 30 oficinais que cumpriram o papel dos rondonistas que é o de formar multiplicadores. A dedicação de todos os alunos e o envolvimento deles na operação emocionou todos os participantes. As cidades de Calmon e Matos Costa entram para a história da Udesc como as primeiras a receber o Rondon em Santa Catarina”, disse do coordenador da Rondon da universidade, Alfredo Balduíno Santos. Além de todas as oficinais, o cinema nacional e filmes educativos foram exibidos todos os dias na cidade de Calmon.

Na cerimônia de encerramento, o reitor da Udesc, Sebastião Iberes Lopes Melo, recebeu como homenagem a bandeira da cidade Calmon. Os participantes da Operação Constestado também homenagearam a moradora de Matos Costa, Luiza Carlota Prestiliana Scheffer, a Dona Zita, como representante pela maneira acolhedora como os alunos foram recebidos nas duas cidades. “Os moradores e lideranças das cidades entenderam a importância do Rondon e receberam muito bem os alunos e professores. Todos voltaram mais conscientes de seu papel de cidadão”, concluiu Alfredo Balduíno Santos.

Rondon no Extremo-Oeste
Nesta sexta-feira (17), lideranças da Udesc se reúnem para a avaliação da Operação Contestado e iniciam os preparativos para as operações do Projeto Rondon da universidade em 2011. A região do Extremo-Oeste, através da Secretaria de Desenvolvimento Regional Dionísio Cerqueira e de municípios do Planalto Serrano, deverá receber as operações em julho de 2011. “Vamos atuar com operações em julho e janeiro de todos os anos a partir de agora. As ações de extensão da Udesc serão levados para todo o estado”, informa Alfredo Balduíno Santos.

Assessoria de Comunicação da Udesc

Informações adicionais: jornalista Thiago Augusto, telefone (48) 3321-8142, e-mail thiago.augusto@udesc.br

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Rondon Meio-oeste
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h