Pibid terá comissão de avaliação para planejamento de 2015 - Foto: Valmor Pizzetti/Ascom Udesc
O
2º Seminário de Iniciação à Docência da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) foi promovido nesta quinta-feira, 6, pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e reuniu cerca de cem pessoas em três centros do Bairro Itacorubi, em Florianópolis: de Artes (Ceart), de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) e de Ciências Humanas e da Educação (Faed).
Na abertura do evento, o vice-reitor da Udesc, Marcus Tomasi, disse que as licenciaturas no Brasil precisam receber maior atenção das instituições de ensino. "Essa atitude é uma obrigação social de uma universidade pública", disse.
A coordenadora do
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) na Udesc, Ivani Teresinha Lawall, informou que será formada uma comissão com bolsistas, coordenadores de área e professores para avaliar novas atividades e o valor dos recursos de 2015.
Atividades
Durante o dia, nove grupos distribuídos pelos centros do Campus I no Bairro Itacorubi discutiram práticas de iniciação à docência por meio de minicursos e oficinas.
O seminário da Udesc teve a participação de acadêmicos bolsistas do Pibid, coordenadores institucionais e professores coordenadores das áreas de licenciaturas e da área interdisciplinar da universidade, além de supervisores das escolas da rede pública municipal e estadual.
O diretor de Extensão da Udesc Ceart, Vicente Concílio, destacou que os próprios acadêmicos ministraram as oficinas. "É o segundo seminário que organizamos, portanto, ainda temos que nos aperfeiçoar, mas os espaços para a troca e o diálogo nos deixaram bastante satisfeitos", afirmou.
Encerramento
Para encerrar o seminário, o professor Casemiro José Mota, do campus de Araquari do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC), realizou a palestra "Processos educativos e modelos atuais de ensino".
Na sua fala, Mota destacou que o Brasil é um país jovem, assim como sua cultura. "Não é possível comparar nosso processo cultural com o da Alemanha, por exemplo, que teve início há muito mais tempo", ressaltou.
Segundo ele, há um descompasso entre o modelo tradicional de educação com a realidade atual, na qual os jovens fazem uso de tecnologias interativas o tempo todo.
O palestrante disse que sua maior luta é a de transformar a pedagogia em "algo acessível, interessante e compreensível para todos", pois "as aulas não podem ser chatas, senão a evasão escolar será cada vez maior".
Sobre o Pibid
O Pibid na Udesc conta com 11 subprojetos institucionais, sendo um interdisciplinar e os demais de licenciaturas: Artes Visuais, Educação Física, Física, Geografia, História, Matemática, Música, Pedagogia, Química e Teatro.
Atualmente, o programa na universidade tem 192 estudantes bolsistas e 12 professores bolsistas nas coordenações, além de 31 supervisores em escolas de ensino fundamental e médio da rede pública municipal e estadual.
A coordenadora do Pibid na Udesc, Ivani Teresinha Lawall, explica que o programa insere os licenciandos no cotidiano das escolas e o professor de educação básica da rede pública atua como co-formador dos futuros docentes.
Mais informações podem ser obtidas com a Proen pelo e-mail
pibid.reitoria@udesc.br.
Leia mais:
4/11/2014 - Udesc promove 2º Seminário de Iniciação à Docência nesta quinta, em Florianópolis
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalistas Celia Penteado e Valmor Pizzetti
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143