Projeto foi apresentado para professores, empresários e representantes da prefeitura - Foto: Divulg.
Iniciativa da Direção de Extensão da Udesc Ibirama e coordenado pelo responsável da pasta, professor Marino Luiz Eyerkaufer, o projeto já foi apresentado aos chefes de departamentos e a setores de educação (creches e escolas), empresários da cidade e representantes da Secretaria Municipal de Educação.
"Queremos com este projeto contribuir para a melhoria da educação por meio da discussão entre os níveis de ensino da cidade", diz Eyerkaufer. Ele considera essa articulação como uma prática discursiva necessária e vislumbra "outras possibilidades de envolver as diferentes modalidades de educação em um único objetivo. que é a qualidade da educação".
O coordenador do projeto destacou que o diretor-geral da Udesc Ibirama, Dario Nolli, apoiou integralmente a iniciativa da Direção de Extensão, classificando-a como um projeto do centro.
Falhas de articulação no Brasil
A falta de articulação entre os níveis de ensino tem sido uma das causas da má qualidade da educação no Brasil nos últimos tempos, aponta o projeto.
Em função disso, segundo Eyerkaufer, "os níveis ficam jogando a culpa uns nos outros pela baixa qualidade do ensino", com o ensino superior dizendo que o aluno chega com deficiências causadas pela má educação básica e a educação básica afirmando que os professores de Pedagogia e de outras áreas não têm formação e preparo para ensinar.
Além disso, os professores se queixam das más condições de trabalho e salários incompatíveis, e a União afirma que trabalha pela melhoria "de todas essas adversidades", com a promoção de uma reforma no sistema educacional por meio de programas e ações voltadas para a melhoria da educação em todos os níveis.
"É consenso de todos os envolvidos com a educação a necessidade de estabelecer um processo de colaboração recíproca entre os níveis, rompendo com o individualismo, a fragmentação, e a competição entre as instituições", constata o projeto, que observa ser necessário que esse consenso alcance maior amplitude, "de modo a fundamentar ações cada vez mais decididas e bem direcionadas com a prioridade que a educação exige".
Maiores dificuldades em Física e Matemática
Uma pesquisa feita no primeiro semestre de 2014 constatou que 79% dos alunos da Udesc Ibirama são provenientes de escolas públicas, 24% têm dificuldade de aprendizagem e outros 24% necessitam de aulas extras. As maiores dificuldades se concentram em Física e Matemática.
O levantamento apontou também que, mesmo com o auxílio oferecido pela Udesc Ibirama, por meio de monitoria, apenas 28% dos acadêmicos com dificuldades de aprendizagem utilizam o serviço.
Porém, 52% disseram que não usam o auxílio por falta de tempo e 57% afirmaram que utilizariam a monitoria se ela fosse disponibilizada via Skype.
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
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