Um dos assuntos será autocontrole na indústria de alimentos - Foto: Robson Ramos/Ascom Cidasc
O curso de Engenharia de Alimentos do
Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promoverá duas palestras sobre práticas em segurança alimentar nesta terça-feira, 14, a partir das 19h30, no Auditório da Escola Básica José Marcolino Eckert, em Pinhalzinho.
A atividade integra o programa de extensão Práticas em Segurança Alimentar, coordenado pela professora Darlene Cavalheiro, que iniciou na quinta-feira, 9, também em Pinhalzinho, a capacitação de 30 manipuladores de alimentos que atuam em padarias, açougues, restaurantes e empresas de embutidos e queijos.
As palestras, denominadas "Alimenta-Seguro", serão destinadas aos empresários, colaboradores da área de alimentos e aos alunos do curso de Engenharia de Alimentos.
A primeira conferência será da técnica Andréia Dal Pissol, do grupo Aurora, que falará sobre boas práticas de fabricação e segurança alimentar.
Depois, será a vez da consultora em alimentos Ana Paula Ribeiro, que abordará a implantação de programas de autocontrole na indústria de alimentos, com foco nos itens do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), órgão do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Algumas das principais exigências desse programa são manutenção das instalações e equipamentos, iluminação, ventilação, água para abastecimento, controle de pragas, limpeza e sanitários, treinamento, hábitos higiênicos e saúde dos manipuladores, material de embalagem e resultados laboratoriais (microbiológicos e físico-químicos).
Leia mais:
6/10/2014 - Projeto de extensão da Udesc Oeste começará curso para capacitar 30 manipuladores de alimentos
17/6/2014 - Projeto da Udesc Oeste capacitará 60 manipuladores de alimentos em Pinhalzinho até fim do ano
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143