Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

02/10/2014-19h40

Reitor da Udesc e pró-reitores conversam com servidores e alunos do Cefid

Diretor-geral Paulo Souza (primeiro à esquerda), reitor Antonio Heronaldo de Sousa (ao centro da mesa, ao lado da procuradora Juliana Michel) e equipe de pró-reitores da Udesc Foto: Luiz Philipp/Udesc Cefid

O reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Antonio Heronaldo de Sousa, acompanhado dos pró-reitores e de coordenadores de órgãos suplementares, esteve na manhã desta quinta-feira, 2, no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) – unidade da Udesc no Bairro Coqueiros, em Florianópolis – para uma conversa com a comunidade acadêmica do centro, prestando contas e ouvindo sugestões.

O encontro é o terceiro da série de visitas anuais que a equipe da Reitoria faz a todos os centros da Udesc. Antes do Cefid, foram visitados o Centro de Educação à Distância (Cead) e o Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), ambos em Florianópolis, junto à sede da universidade no Bairro Itacorubi.

Além do reitor, participaram do centro os pró-reitores de Ensino (Luciano Hack), de Pesquisa e Pós-graduação (Alexandre Reis), de Extensão (Mayco Nunes), de Administração (Vinícius Perucci) e de Planejamento (Gerson Lagemann) e a procuradora jurídica da Udesc, Juliana Michel, acompanhados pelo secretário de Comunicação, Thiago Augusto.

Espaço físico

Na conversa com servidores e alunos do Cefid, foram tratados temas de interesse específico da comunidade acadêmica do centro. A necessidade de ampliação da estrutura física foi um dos principais assuntos. O pró-reitor de Administração, Vinícius Perucci, explicou como estão os trâmites do Projeto Novo Cefid, que prevê a reestruturação e ampliação das instalações.

Segundo o pró-reitor, as últimas modificações no Plano Diretor de Florianópolis limitaram a possibilidade de ampliação do centro. Para construir além do que já existe (cerca de 15 mil metros quadrados de área construída), a solução seria usar o recurso de outorga onerosa (em que o empreendimento “compra” do poder público mais área a ser construída).

Com a outorga, a área construída total do centro poderia ser ampliada para até 46 mil metros quadrados, com seis andares e ocupação de 50% do terreno. Em conversas a serem feitas com a prefeitura, será proposta uma dispensa de pagamento da outorga, com o argumento de que trata-se de uma universidade pública. Em último caso, poderia se propor na Câmara Municipal nova alteração do plano diretor.

Acessibilidade

Também se tratou dos projetos de acessibilidade para os prédios atuais do centro, demandada pelo Ministério Público. O diretor-geral, Paulo Henrique Xavier de Souza, colocou que as prioridades são o acesso à área da cantina (já prevista no projeto de revitalização da área de convivência) e a instalação de um elevador no bloco principal (auditório, biblioteca e administração), que está sendo encaminhada.

Fisioterapia

A Direção do Centro pediu à Reitoria apoio para agilidade na tramitação da criação do Doutorado em Fisioterapia no Cefid. A proposta será analisada pelo Conselho de Centro na segunda-feira, 6, sendo encaminhada em seguida para o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Udesc. A aprovação no Consepe é condição para análise da proposta de abertura do curso pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ligada ao Ministério da Educação (MEC).

O diretor de Extensão, Sandroval Torres, solicitou ainda que a Reitoria empreendesse tratativas com o Governo do Estado para que um dos Hospitais de Florianópolis se tornasse um campo de estágio prioritário para os graduandos em Fisioterapia da Udesc. O reitor se comprometeu a agendar uma reunião específica com o Departamento de Fisioterapia na semana que vem para tratar de como encaminhar essa demanda.

Capacitação

Técnicos universitários apresentaram demandas de cursos de capacitação para os servidores, incluindo cursos de idiomas e pós-graduação lato sensu (especialização). O reitor explicou que a oferta de cursos de especialização para os servidores depende de aprovação de resolução em tramitação no Conselho Universitário (Consuni), permitindo a alocação de carga horária de professores para esse fim. Já para os cursos de idiomas, há negociação em andamento com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Ações da reitoria

Durante a reunião, o reitor relatou ainda as ações relacionadas ao Programa da Gestão 2012-2016 da Reitoria.  Aproximação entre universidade e empresas (para abertura de campos de estágio), Udesc sem Barreiras (mobilidade e espaço físico) e Vem para Udesc (abertura de vagas para alunos de todo o País com seleção pelo Enem) são alguns deles. “ Graças a esses projetos e a dedicação de todos, hoje nós somos a quarta melhor universidade Estadual e a 14ª melhor do país. finalizou o reitor.

Leia mais:
30/9/2014 - Reitor da Udesc e equipe terão conversa com comunidade acadêmica do Cefid nesta quinta
23/9/2014 - Comitiva da Reitoria da Udesc se reúne com servidores e acadêmicos da Esag
1/9/2014 - Série de visitas da comitiva da Reitoria nas unidades da Udesc começa no Centro de Educação a Distância

Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8622
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h