Rafael Duailibe Leitão obteve 19 vitórias, dois
empates e uma derrota - Foto: Jonas Pôrto
O atual campeão brasileiro de xadrez, Rafael Duailibe Leitão, enfrentou 22 adversários ao mesmo tempo durante a Simultânea de Xadrez, realizada no Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, na sexta-feira, 26.
Entre os oponentes de Leitão, estavam mestres, doutores e acadêmicos com experiência em xadrez, além do reitor da Udesc, Antonio Heronaldo de Sousa, e do diretor-geral da Udesc Joinville, Leandro Zvirtes. Entre os adversários, somente um, Ricardo Luis Borba Rapouso, de 34 anos, conseguiu vencer a partida.
"É como alguém que brinca de jogar futebol e de repente pode jogar uma pelada com o Neymar, não tem preço", brinca Rapouso, que participou como representante de um dos patrocinadores do Núcleo de Estudos em Xadrez e Tecnologias (Next), que promoveu o evento.
Dois acadêmicos conseguiram empatar: Lucas Pizzi de Jesus, de Engenharia Civil, e Matheus Demétrio, de Engenharia de Produção e Sistemas. Já nas demais partidas, Leitão venceu.
"O que está acontecendo aqui é algo pioneiro, é importante que o Brasil prestigie esse tipo de evento para que outras universidades também sigam a iniciativa", comentou Leitão.
O coordenador do Next, Kariston Pereira, foi o responsável pela organização do evento e enalteceu a parceria com Leitão, que é grande mestre internacional de xadrez. "Abrimos um novo leque de oportunidades, queremos estreitar ainda mais laços e continuar com essa parceria para que, no futuro, possamos desenvolver cursos mais avançados para formar instrutores do Next."
Leia mais:
23/9/2014 - Udesc Joinville fará partida simultânea de xadrez com único brasileiro campeão mundial
Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
Jornalista Isabela Vargas
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 4009-7930