Participantes assistiram a palestras sobre pirataria e patentes - Foto: Celia Penteado/Ascom Udesc
A Coordenadoria de Projetos e Inovação (Cipi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizou mais uma edição do curso básico sobre propriedade intelectual nesta terça-feira, 23, no Plenarinho da Reitoria, em Florianópolis.
Na semana passada, a Cipi promoveu apresentações em Joinville. Ambas as turmas foram abertas em parceria com o Núcleo de Inovação Tecnológica (Nitec), do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), mantido pela Udesc em Joinville
A coordenadora da pasta, Carla Roczanski, disse que o número de participante surpreendeu as expectativas. "Apenas em Florianópolis, o curso reuniu 31 participantes e a iniciativa contribuiu para disseminar a cultura de propriedade intelectual na Udesc".
Com carga de oito horas, o curso abordou conceitos como patentes, direitos autorais, registro de software e marcas.
Além de Carla, o curso na Capital teve palestras do presidente do Conselho Estadual de Combate a Pirataria (Cecop), Jair Schmitt, da especialista Liede Antonini, que atua na área de registro de patentes, proteção da propriedade industrial e inovação, e da servidora do Nitec Francine Kasulke.
Segundo a coordenadora, o curso foi excelente e os participantes puderam esclarecer diversas dúvidas sobre o assunto. "A intenção da Cipi é promover periodicamente novas edições."
De acordo a Organização Mundial de Propriedade Intelectual (Ompi), a propriedade intelectual se divide em propriedade industrial, que inclui as patentes, marcas, desenho industrial, indicação geográfica e proteção de cultivares, e direitos autorais, que abrangem trabalhos literários e artísticos, como textos, peças, filmes, música, símbolos, programas de computador, entre outros.
Leia mais:
18/9/2014 - Curso sobre propriedade intelectual contou com participação de estudantes e professores da Udesc
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Celia Penteado
E-mail: celia.penteado@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143