Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

01/09/2014-18h52

Série de visitas da comitiva da Reitoria nas unidades da Udesc começa no Centro de Educação a Distância

Visita ocorreu no Estúdio Multimídia da Udesc Cead Fotos: Thiago Augusto/Ascom Udesc
O reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Antonio Heronaldo de Sousa, o vice-reitor, Marcus Tomasi, pró-reitores e representantes de órgãos suplementares estiveram nesta segunda-feira, 1º, no Centro de Educação a Distância (Cead), em Florianópolis, para apresentar um balanço do Plano de Gestão 2012-2016, além de ouvir sugestões e demandas.

A visita marcou o início da terceira edição da série anual de encontros da Reitoria.

Sousa apresentou para o diretor-geral da Udesc Cead, David Daniel e Silva, e os servidores da unidade as ações concluídas e em andamento das sete dimensões da sua gestão: Universidade Autônoma, Responsabilidade Socioambiental, Excelência Acadêmica, Valorização das Pessoas, Gestão Ágil e Colaborativa, Política de Comunicação e Aprimoramento da Infraestrutura.

Entre as conquistas, o reitor destacou a descentralização do ordenamento de despesas junto aos centros; o projeto Udesc Democrática, que ampliou o debate com alunos e servidores por meio de reuniões e do Programa Conversa com o Reitor; e a adesão ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Sousa também ressaltou as ações para aprimorar o intercâmbio, como os editais do Banco Santander e o Inglês Sem Fronteiras; a valorização dos servidores com três reajustes salariais na gestão e o descongelamento do auxílio-alimentação; a aprovação da Política de Comunicação da Udesc; e a liberação de R$ 26 milhões para obras neste ano.

"Já avançamos muito em algumas áreas. Na área do ensino, aqui na Udesc Cead, por exemplo, ampliamos o número de vagas do curso de Pedagogia a Distância e implantamos novos polos, mas ainda temos alguns desafios, como a Política de Educação a Distância, que é estratégica para a universidade", resumiu o reitor.

Outro ponto citado foi a implantação do Sistema de Gestão de Protocolo Eletrônico (SGP-e), que deixou mais ágil a tramitação de processos de Gratificação de Dedicação integral (GDI).

Sousa destacou ainda a duplicação de recursos para a pesquisa, agora de R$ 1,8 milhão por ano, por meio da parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de SC (Fapesc), e a evolução na captação de recursos externos na extensão. "Em 2013, captamos R$ 915 mil no edital Proext, do governo federal. Agora, em 2015, já captamos R$ 1,5 milhão", salientou.

Política EAD e outras demandas

Entre as demandas apresentadas pelos gestores e servidores da Udesc Cead, estava a aprovação da Política de Educação a Distância, que será discutida na próxima reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), a ampliação do espaço físico e a aquisição de novos equipamentos para a unidade.

Os gestores da Reitoria explicaram que existe um projeto para construção de um novo bloco para a Reitoria (ao lado da Biblioteca Central) e que, com isso, a Udesc Cead poderá ter seu espaço ampliado no futuro. Sobre os novos equipamentos, será agendada uma reunião com a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) para apresentação das demandas.

Outro assunto levantado foi a questão da acessibilidade na Udesc. Os professores do centro ficaram de encaminhar um documento ao reitor para apontar algumas necessidades na área.

Leia mais:

1/9/2014 - Visita da comitiva da Reitoria da Udesc à Esag é transferida para 23 de setembro

29/8/2014 - Comitiva da Reitoria inicia nova série de visitas aos centros da Udesc na segunda, em Florianópolis

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Thiago Augusto
E-mail: thiago.augusto@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h