Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/08/2014-18h23

Nova marca da Udesc é aprovada pelo Consuni após projeto desenvolvido com alunos de Design

Mudança resolve problemas de reprodutibilidade e  pregnância visual da identidade - Artes: LabDesign
O Conselho Universitário (Consuni) aprovou a nova marca da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em sessão realizada na terça-feira, 26, no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.

Proposta no Plano de Gestão 2012-2016, a mudança é resultado de projeto iniciado há dois anos pela parceria entre a Secretaria de Comunicação (Secom), o Laboratório de Design (LabDesign) e o Departamento de Design, do Centro de Artes (Ceart).

"O ponto de vista da comunidade acadêmica foi essencial na elaboração e na escolha da nova marca da universidade", diz o secretário de Comunicação da Udesc, Thiago Augusto.

O redesign da marca, que substituirá a atual, de 2005, deverá ser adotado por toda a Udesc, desde materiais e fachadas a sinalizações internas nas unidades. As alterações serão gradativas até 2015, quando a universidade completará 50 anos de fundação.

A comunidade acadêmica poderá ter acesso aos arquivos da nova marca, nos formatos eps, jpg e pdf, a partir desta sexta-feira, 29, no site www.udesc.br/novamarca. As próximas etapas serão a elaboração do Manual de Identidade Visual, a campanha de divulgação e o lançamento oficial em outubro, com a Política de Comunicação.

No manual, estarão estabelecidos normas e critérios técnicos de reprodução da marca nos mais variados materiais. Também estará previsto o uso da marca Udesc compartilhada com o uso das marcas dos centros.

"A nova marca já pode ser utilizada, mas a Secom vai esperar o encerramento das inscrições do Vestibular de Verão 2015, em 3 de outubro, para aplicá-la no site, redes sociais e outros materiais. Quem precisar imprimir materiais já deve utilizar a nova marca", explica Augusto.

Qualquer dúvida sobre a aplicação deve ser encaminhada ao e-mail comunicacao@udesc.br.

Trabalho colaborativo

O coordenador do projeto, professor Murilo Scóz, também destacou o trabalho colaborativo na criação da nova identidade visual.

Os bolsistas da equipe, que são alunos de Design, fizeram dinâmicas de grupo com os profissionais de comunicação e gestores da universidade, além de pesquisas em documentos e com acadêmicos e servidores. "Foi um trabalho cuidadoso e pautado nos valores da instituição", destaca o docente.

Os estudantes compilaram os levantamentos, que resultaram nos valores que definem o perfil da Udesc e serviram de base para novas alternativas de identidade visual da instituição.

A equipe dos alunos foi formada por: Alana Durgante; Augusto Queiroz da Costa; Fernando Lima Dal Bó; João Eduardo Salmória; João Henrique Guizzo Sauceda; Letícia Ratkiewicz; Letícia Teche Fontoura; Luana Marques; Lucas José Lorenzo; Lucas Luan Fiorentin; Luis Felipe Boehme Dos Santos; Luiz Fernando Filho; Marcus Vinicius Goulart; Mariana Patrício; e Matheus Leiras Xavier.

Três alternativas foram apresentadas

Três alternativas de identidade visual feitas pelos acadêmicos foram apresentadas ao Consuni e duas delas foram para votação.

A primeira rodada terminou empatada, com 37 votos para cada lado, enquanto a segunda vez ficou com o placar de 42 a 36 – a opção derrotada manteria a atual marca da universidade e mudaria apenas as fontes.

"É um resultado muito importante. Foi um projeto acadêmico conduzido pelos alunos do curso. A escolha da nova marca passou por um processo que respeitou os trâmites legais da Udesc e foi votada pelo Consuni democraticamente após três sessões, entre junho e agosto", ressalta Scóz.

A relatora inicial do processo no conselho foi a diretora-geral da Udesc Ceart e professora de Design, Gabriela Mager, que destacou a necessidade de mudar a atual marca devido a problemas técnicos na reprodutibilidade [capacidade de reproduzi-la em aplicações] e na pregnância visual [facilidade de compreensão, leitura e identificação].

Ao votar pela opção vencedora, Gabriela afirmou que essa alternativa "é um redesign que atualiza a imagem, mas mantém a estrutura da marca atual, garantindo o reconhecimento por parte do público. Pessoas leigas podem olhar para esta alternativa e notar que tem uma mudança, mas ainda percebem ser a marca da Udesc, com estilo mais contemporâneo".

Segundo ela, a nova marca é "mais adequada neste momento porque comemoraremos os 50 anos da universidade em 2015, de forma que ela apresentaria uma nova etapa da instituição".

Seis marcas em quase cinco décadas de história

Criada em 1965, a Udesc já utilizou seis marcas na sua história, sendo a primeira delas desenvolvida pela estudante de Artes Plásticas Maria de Lourdes Brehmer em 1973. De acordo com o material descritivo que serviu como base para as pesquisas do LabDesign, a primeira marca, com duas formas sobrepostas, sugere a forma de um "S", de saber e de Santa Catarina.

O documento também afirma que a forma da base da primeira marca remete a uma casa, o estabelecimento da instituição, e há um círculo dentro dela que simboliza o acolhimento a todos com igualdade. Além disso, a forma superior corresponde à letra "U", de universo e universidade, e abre para o círculo superior, que irradia transformação por meio do conhecimento.

As quatro versões seguintes da marca não têm registros documentais na instituição que justifiquem as mudanças e nem das épocas em que ocorreram. Já em 2005, a professora Gabriela Mager, o professor João Calligares Neto e a aluna Luana Dentice desenvolveram, também por meio do LabDesign, a marca que é utilizada até hoje e agora será substituída.

Leia mais:

27/8/2014 - Conselho Universitário da Udesc aprova Política de Comunicação da instituição

14/4/2014 - Rádio Udesc FM e marca da universidade são discutidas em reunião da Política de Comunicação

10/2/2014 - Pesquisa avalia perfil de servidores da Udesc para desenvolver projeto de identidade da instituição

23/10/2013 - Udesc faz pesquisa para avaliar perfil dos alunos e desenvolver projeto de identidade da instituição

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalistas Rodrigo Brüning Schmitt e 
Celia Penteado
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143   
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h