Interessados podem pegar livros para lê-los em casa leitura e depois devolvê-los - Foto: Divulg.
O projeto de extensão Mais Leitura, do
Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), instalou uma "gelateca" – geladeira velha transformada em biblioteca móvel – no Centro de Ibirama. Outra geladeira já tinha sido colocada em maio, no prédio da universidade.
Cada "gelateca" tem 120 livros em média, doados pela comunidade. O projeto de extensão deverá instalar, em agosto, uma terceira "gelateca" em Ibirama ou no município de Presidente Getúlio.
"A regra é simples: basta pegar o livro, levá-lo para casa e, após a leitura, devolvê-lo à gelateca ou então doar outro livro", diz a técnica Bernardete França, que atua no projeto da Udesc Ibirama.
Campanha
Em maio, o projeto Mais Leitura lançou uma campanha de doação de livros novos e usados para distribuição nas "gelatecas".
Até agora, já foram doadas 360 obras pela comunidade, entre romances, poesias, contos, crônicas e biografias. Uma das incentivadoras da iniciativa, a escritora local Apolônia Gastaldi, doou 15 livros.
O projeto visa facilitar o acesso de livros a pessoas que não têm o hábito de frequentar bibliotecas ou comprar livros. "Queremos transformar a leitura numa atividade prazerosa e um caminho para o crescimento pessoal de quem lê", afirma Bernardete.
As doações podem ser feitas na Direção de Extensão da Udesc Ibirama de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 21h.
Leia mais:
6/6/2014 - Projeto Mais Leitura, da Udesc Ibirama, já obteve doação de 250 livros
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143