O curso de Engenharia de Alimentos do Centro de Educação Superior (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), iniciou neste ano a capacitação de 30 manipuladores de alimentos de dez empresas em Pinhalzinho e treinará mais 30 no segundo semestre por meio do projeto de extensão Práticas em Segurança Alimentar, desenvolvido desde 2012.
Em 2013, o projeto, que faz atividades como treinamento, visita às indústrias e palestras, capacitou 45 manipuladores de alimentos que atuam em padarias, açougues, restaurantes, indústria de embutidos e queijos.
A coordenação é da professora Darlene Cavalheiro, com a colaboração das docentes Andréa Zílio Dinon, Elisandra Rigo e Liziane Schittler, e de bolsistas e voluntários. A capacitação também conta com a parceria do Núcleo de Alimentos da Associação Comercial e Industrial de Pinhalzinho (Acip).
Noções sobre higiene
De acordo com Darlene, a qualidade dos alimentos ofertados para o consumo da população é um dos desafios dos profissionais das empresas e dos órgãos fiscalizadores do setor. Desta forma, os estabelecimentos que manipulam alimentos devem se adequar às legislações específicas, buscando disponibilizar alimentos seguros aos consumidores.
As atividades do projeto incluem diagnóstico de conformidades e não conformidades às boas práticas de fabricação para as empresas novas, adequação a essas boas práticas para as empresas que iniciaram sua participação em 2013 e continuam no programa, treinamento para manipuladores e ciclos de palestras sobre a segurança nos alimentos.
Aos participantes, são repassadas noções sobre higiene dos manipuladores, equipamentos e instalações, informações sobre microorganismos e riscos de doenças vinculadas às falhas no processamento ou na manipulação dos alimentos.
Eles participam também de aulas no Laboratório de Microbiologia de Alimentos da Udesc Oeste, em Pinhalzinho, sobre técnicas de higienização das mãos e antebraços das superfícies e dos alimentos.
Palestras
O programa de extensão realiza também neste ano ciclos de palestras sobre segurança alimentar aos empresários e colaboradores da área de alimentos e aos alunos do curso de Engenharia de Alimentos, ministrados por profissionais e pesquisadores do setor.
Uma das atividades foi realizada em 9 de junho e abordou a gestão da qualidade e métodos aplicados ao controle da qualidade em alimentos. A segunda palestra será realizada no segundo semestre e não tem data definida.
Selo
Segundo Darlene, após a realização do curso, integrantes do programa visitam as empresas para verificar se as noções repassadas estão sendo observadas. Num relatório realizado, constatou-se que o cumprimento das normas de higienização aumentou em 30%. "É um bom percentual", destaca.
A coordenadora do projeto ressaltou ainda que os participantes que alcançarem 90% no cumprimento da legislação sobre higienização na manipulação de alimentos recebem um selo de adequação às boas práticas.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (49) 3366-3548/3971.
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143