A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) decidiu ingressar no programa
Inglês sem Fronteiras, do Ministério da Educação (MEC), que foi lançado para instituições federais em 2013 e, neste ano, passará a oferecer atividades de aprimoramento da proficiência na língua inglesa para estudantes de universidades estaduais.
A primeira ação da Udesc dentro do programa será o diagnóstico da proficiência dos seus acadêmicos de graduação e pós-graduação por meio da aplicação do Test of English as a Foreign Language – Institutional Testing Program (Toefl/ITP), exame aceito por diversas universidades estrangeiras que envolve avaliações de compreensão auditiva, redação e leitura.
Com recursos do MEC, a universidade catarinense oferecerá gratuitamente mil vagas para alunos de graduação interessados em participar do teste, além de 1.083 para mestrandos e doutorandos. Em contrapartida, a Udesc terá de treinar os aplicadores do exame e alocar salas.
A intenção inicial é realizar as provas em Chapecó, Florianópolis, Joinville e Lages – a Reitoria estuda oferecer transporte para que acadêmicos de outras cidades também possam participar. A definição dos locais, porém, dependerá da demanda dos alunos.
As avaliações deverão ocorrer entre julho e setembro e serão agendadas pela Secretaria de Cooperação Institucional e Internacional (SCII), que está prestando apoio ao coordenador do Inglês Sem Fronteiras na Udesc, professor Marco Antônio Seifriz, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag).
Mais informações serão postadas na
página da SCII e também podem ser obtidas com a técnica Neida Miollo, da Assessoria de Relações Interinstitucionais e Internacionais da Udesc Esag, pelo telefone (48) 3321-8227 e pelo e-mail
arii.esag@udesc.br.
Sobre o programa
O programa Inglês sem Fronteiras foi elaborado a partir da necessidade de se aprimorar a proficiência na língua inglesa dos acadêmicos brasileiros e assim proporcionar oportunidades de acesso a universidades de países anglófonos por meio do Ciência sem Fronteiras.
Para atender essa demanda, suas ações incluem a oferta de cursos a distância e cursos presenciais de inglês, em trabalho conjunto do MEC, da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O diagnóstico que será feito em instituições como a Udesc ajudará os alunos a conhecerem seu nível de proficiência e o governo federal a levantar dados para subsidiar políticas públicas específicas.
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143