Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

05/06/2014-17h15

Estrutura do Laboratório de Plasma fará pesquisas na Udesc Joinville alcançarem patamar mundial

Dirigentes universitários e empresários prestigiaram evento - Foto: Vitor Forcellini/Ascom Udesc

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville alcança um novo patamar na área de pesquisa, pós-graduação e inovação com a inauguração dos novos equipamentos do Laboratório de Plasma, comparados aos melhores existentes no mundo. A cerimônia ocorreu na manhã desta quinta-feira, 5.

O espaço, denominado "Sala Ciser", conta com três modernos equipamentos para pesquisa na área de plasma, entre os quais um reator de plasma de última geração e um goniômetro digital (usado na medição de ângulos).

Os investimentos para a aquisição dos equipamentos foram garantidos por meio de projeto inscrito em 2010 pela empresa e pela Udesc Joinville em edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), voltado ao desenvolvimento dos chamados "fixadores inteligentes". Ao todo, foram investidos aproximadamente R$ 600 mil no projeto.

Homenagem

Na cerimônia de inauguração do espaço, o diretor de Pesquisa Científica, Tecnologia e Inovação da Fapesc, Sebastião Iberes Lopes Melo, foi homenageado com uma placa de reconhecimento. No discurso, Melo citou Platão: "Educação se faz com tempo e templo. Hoje estamos investindo no templo, onde as coisas acontecem". 

Melo afirmou também que a inovação só acontece quando há apropriação social. "Tivemos muitos desafios superados. O maior obstáculo é mudar conceitos e oportunizar que empresas e academia possam dialogar", comentou.

Reconhecimento

O reitor Antonio Heronaldo de Sousa destacou que a Udesc é a quarta universidade no ranking estadual do País e a 18ª entre 196 instituições brasileiras. "Esse reconhecimento alcançado é fruto do trabalho que é realizado aqui", completou.

O reitor também lembrou que, nos últimos 15 anos, a Udesc passou a desenvolver ações importantes nas áreas de pesquisa e extensão. "Os frutos começam a ser colhidos. Agora temos a possibilidade de oferecer inovação para o setor produtivo." 

Sousa destacou ainda a importância da indústria e das agências de fomento. "Nesse processo, os atores são todos protagonistas", disse.

Apoio

Para o vice-reitor da Udesc, Marcus Tomasi, o apoio da Fapesc foi fundamental, em especial do diretor Sebastião Iberes Lopes Melo. "Sebastião conhecia a importância do projeto desde a época em que foi reitor da Udesc", declarou.

Tomasi citou o ex-diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc Joinville, Cesar Edio, e o atual, Luiz Coelho, que tiveram papel importante no projeto. "Hoje todos ganham. Para nós, além do ganho nas áreas de pesquisa, ensino extensão, a universidade também ganhou através da gestão. Estamos preparados para outros desafios."

Pesquisa aplicada

O diretor-geral da Udesc Joinville, Leandro Zvirtes, destacou o ganho em pesquisa aplicada que será desenvolvida pela universidade. "Para Udesc, é um momento de muita felicidade. Esta parceria é extremamente importante para todos", afirmou.

Zvirtes também explicou o funcionamento do Núcleo de Inovação Tecnológica e Captação de Recursos Externos (Nitec), criado para profissionalizar ainda mais os serviços no centro. "A universidade dá um grande passo e espero que isso se repita inúmeras vezes pelos próximos anos."

Educação básica e pesquisa

O presidente da Ciser, Carlos Rodolfo Schneider, também homenageado com uma placa de reconhecimento durante o evento, expôs os investimentos feitos na educação básica no Brasil e na Coreia do Sul.

Segundo ele, ambos os países investem aproximadamente 5% do Produto Interno Bruto (PIB), mas, no desempenho em avaliações internacionais, a Coreia se destaca na liderança, enquanto o Brasil aparece nas últimas posições.

Em relação à pesquisa e inovação, o empresário afirmou que há avanços. "Esse acontecimento de hoje é motivo de alegria e exemplo para o País. Estamos orgulhosos de fazermos este trabalho com uma universidade tão qualificada quanto a Udesc. Que seja o primeiro de vários projetos que a gente possa vir a realizar no futuro", comentou.

Já o gerente de Negócios e Inovação da Ciser, Guido Ganassali, afirmou que, com a inauguração do novo laboratório, a pesquisa desenvolvida na área de plasma em Joinville estará nos níveis do que é realizado na Europa, Estados Unidos e Japão. "Isso faz com que o país se desenvolva", enfatizou. "Nosso grande desafio é encerrarmos o projeto levando-o à escala industrial."

Experimentos

O coordenador do Laboratório de Plasma da Udesc Joinville, Luis Cesar Fontana, explicou que os novos equipamentos serão utilizados em experimentos com tratamento de materiais e em reações químicas. "Com eles, alcançamos um patamar de nível internacional", disse.

O aluno de doutorado Joel Stryhalsky, que utiliza o Laboratório de Plasma desde 2011, comemorou a aquisição. "Com esses novos equipamentos, vamos fazer ensaios precisos aos níveis de países de primeiro mundo", comparou.

Também participaram do evento o presidente da Associação Empresarial de Joinville (Acij), Mário Cezar de Aguiar; o diretor-geral da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Joinville, Giovanni Gonçalves; e diretores, professores e alunos da Udesc Joinville, além de executivos da Ciser.

Leia mais:

4/6/2014 - Laboratório de Plasma da Udesc Joinville apresenta novos equipamentos nesta quinta

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
Jornalista Sergio Sestrem
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 4009-7930
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h