Deputados assistiram à apresentação feita pelo reitor em
exercício - Fotos: Rodrigo Brüning Schmitt/Ascom Udesc
Nesta terça-feira, 27, o
Núcleo Extensionista Rondon (NER), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), fez uma apresentação dos seus trabalhos durante a sessão da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).
A convite da deputada estadual Angela Albino, o reitor em exercício da Udesc, Marcus Tomasi, mostrou dados das seis operações já realizadas pelo NER desde a criação do grupo, em 2010.
Ações sociais como oficinas e atividades lúdicas foram feitas em diferentes regiões catarinenses, com mil extensionistas e quase 90 mil pessoas atendidas em 50 cidades de Santa Catarina, além de seis do Paraná e uma da Argentina.
"Muitos me questionaram quem ganha com isso. E eu respondi que todos ganham. Os alunos e servidores da Udesc que participam voltam diferentes, pois vivenciam uma realidade que não existe nos grandes centros urbanos", afirmou Tomasi.
Além de destacar a importância das ações do núcleo, o vice-reitor em exercício disse que, por meio delas, "a universidade reafirma o seu compromisso social com o Estado".
A apresentação foi prestigiada pelo pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc, Mayco Nunes, pelo coordenador de Extensão e do NER, Alfredo Balduino Santos, e por um grupo de cerca de 20 extensionistas, formados por servidores, alunos e colaboradores da universidade.
Apoio dos parlamentares
Os deputados estaduais que acompanharam a participação da Udesc fizeram questão de elogiar e apoiar as atividades do NER e da universidade.
"A Udesc é um orgulho dos catarinenses e muitos sentem um brilho nos olhos quando se fala na instituição", enfatizou a deputada Angela Albino.
"A autonomia da Udesc é importante, pois ela defende a história e o futuro do povo catarinense. O Rondon é uma ponte entre o saber produzido na universidade e o povo que precisa dele."
O deputado José Milton Scheffer, que ressaltou ser formado em Agronomia pela Udesc Lages e ter participado do Projeto Rondon nos anos 70, declarou que as ações do NER são mais "um grande exemplo" da universidade e a integração nas operações ajuda os alunos a amadurecerem. "A Udesc já fez há muitos anos a interiorização que várias universidades estão fazendo agora."
Para o deputado Amauri Soares, a Udesc dá respostas efetivas às demandas sociais. "A universidade forma profissionais altamente capacitados e cidadãos mais comprometidos com a sociedade", comentou.
Os deputados Maurício Eskudlark, Silvio Dreveck e Pedro Baldissera, na condição de presidente em exercício da Alesc, também agradeceram a presença da Udesc e parabenizaram a universidade pelos trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo Extensionista Rondon.
Próxima operação
De acordo com o coordenador de Extensão e do NER, Alfredo Balduino Santos, a próxima operação será feita entre 23 de julho e 2 de agosto, no Extremo-Oeste.
"Entre esta quinta-feira e a próxima segunda-feira, farei reuniões com os dirigentes das secretarias regionais de Maravilha e Palmitos sobre a organização das atividades e a participação das prefeituras", disse Santos.
Leia mais:
26/5/2014 - Núcleo Extensionista Rondon da Udesc apresenta ações na sessão da Alesc desta terça, na Capital
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143