O Laboratório Educação e Sexualidade (LabEduSex), do Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), organizará um seminário online sobre adolescência e sexualidade em 5 de junho, que é gratuito e não exige inscrição prévia. Os participantes receberão um certificado de 12 horas.
A atividade integra o projeto
Web Educação Sexual, do Grupo de Estudos e Investigação em Sexualidade Educação Sexual (Geisext), do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
A ação iniciará às 18h no horário de Brasília (22h em Portugal), com a apresentação de um projeto de educação sexual desenvolvido pela orientadora educacional Enemarí Poletti com alunos do ensino médio da Escola Básica Jacó Anderle, de Florianópolis.
A palestrante, que tem Mestrado em Educação, Comunicação e Tecnologia pela Udesc, pretende estabelecer um diálogo com educadores e profissionais da área de como trabalhar com adolescentes sobre educação sexual de modo intencional e numa perspectiva emancipatória.
"Pretendemos dar aos estudantes uma compreensão melhor das construções sócio-históricas da sexualidade e adolescência para que esses jovens possam ter liberdade de escolhas, ser responsáveis e conscientes em relação às suas sexualidades", explica Enemarí.
A atividade será mediada pelas professoras Vera Marques Santos e Gabriela Dutra de Carvalho, do Laboratório Educação e Sexualidade, da Udesc Cead.
Esse é o quinto seminário online desenvolvido em 2014 pelo projeto Web Educação Sexual, feito em parceria com o Grupo de Pesquisa e Extensão sobre Sexualidades, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), do Laboratório Educação e Sexualidade da Udesc e Observatório da Sexualidade, formado por grupo de especialistas em educação sexual de todo o País.
Segundo a professora Vera, o projeto busca organizar e formalizar uma rede de parceiros que estudam e investigam questões relacionadas a sexualidade, educação sexual, relações de gênero e diversidade sexual.
"A ideia é levar esses estudos e investigações aos professores que estão atuando na escola e demais pessoas interessadas nessas questões, com a utilização do potencial das novas tecnologias de informação e comunicação", diz a docente.
Integrantes
Integram o Laboratório Educação e Sexualidade as professoras Vera Marques Santos, Graziela Raupp, Gabriela Dutra de Carvalho e Marzely Gorges Farias, da Udesc Cead, e Enira Damin, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), também da Udesc.
Além disso, há bolsistas de extensão, de pesquisa, do Programa Interinstitucional de Iniciação à Docência (Pibid), vinculado à Pró-Reitoria de Ensino (Proen), e participantes externos.
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143