Nesta quinta-feira, 9, a Direção Geral do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), divulgou uma nota oficial sobre a tragédia no Rio Grande do Sul.
Leia a nota abaixo:
Nota Oficial
A Udesc Alto Vale acompanha com profundo pesar a maior catástrofe climática que aflige nosso Estado vizinho e irmão do Rio Grande do Sul. Informamos que nosso campus, em Ibirama, conta com um ponto preparado para recebimento de donativos, como alimentos não perecíveis e água mineral potável, ainda recomendamos fortemente a doação em dinheiro, cujo apoio chega rapidamente e de forma precisa. Além disso, uma equipe de professores se colocou à disposição da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para oferecer suporte técnico às autoridades gaúchas.
Ao olhar a tragédia que assola o povo gaúcho, temos a impressão de estarmos diante de um espelho, que ora reflete nosso passado, aquilo que já sofremos, ora prenuncia o futuro, aquilo que poderá ocorrer. Diante desse cenário, cumpre-nos relembrar toda a comunidade do Vale do Itajaí, em especial as autoridades públicas, sobre a necessidade de fortalecimento das ações de prevenção e redução dos riscos de desastres em nossa região.
Apesar dos avanços na reparação dos danos causados em 2023, salientamos que as mudanças climáticas exigem maior celeridade das autoridades para o planejamento e a execução de medidas de prevenção e redução de riscos de desastre. Portanto, para além da recuperação dos danos, é preciso também ampliar ações de planejamento urbano, mapeamento de áreas de riscos, sistemas de alerta, manutenção de barragens, segurança hídrica, preservação ambiental, educação e promoção do bem estar de populações vulneráveis.
Essas medidas devem ser construídas a partir de ampla participação social e com respaldo na ciência. É nesse contexto que a Udesc Alto Vale reafirma seu papel institucional e coloca-se à disposição dos órgãos públicos competentes para apoiar ações de prevenção e redução de riscos a eventos climáticos extremos no Vale do Itajaí.
Fica a nossa manifestação de solidariedade ao Rio Grande do Sul e uma reflexão para dias melhores.
Direção Geral Udesc Alto Vale