O Conselho Nacional de Educação – CNE/MEC instituiu em dezembro de 2018 a Resolução Nº 007/2018 MEC/CNE/CES, marco regulatório que estabelece os princípios, fundamentos e procedimentos para a Extensão Universitária brasileira e regimenta à Creditação da Extensão prevista no Plano Nacional de Educação (PNE – 2014-24). Trata-se de política nacional cujo escopo normativo evoca regras claras, ágeis e flexíveis voltadas à valorização e ao desenvolvimento da Extensão Universitária presente na Educação Superior Brasileira, com destaque para a inclusão da Extensão em, no mínimo, 10% da carga horária dos currículos dos cursos de graduação, com vistas à promoção da interação dialógica entre a Universidade e a Sociedade, a formação cidadã de estudantes, a produção de saberes e conhecimentos transformadores, a indissociabilidade Ensino, Pesquisa e Extensão e um novo arranjo curricular para as instituições de ensino superior.
O surgimento do marco regulatório da Extensão Universitária brasileira ocorre em contexto de valorização de novas configurações curriculares, baseadas em espaços interdisciplinares de discussão, capazes de fomentar o desenvolvimento de projetos integrados, pautados em metodologias de ensino problematizadoras, envolvendo ativamente os estudantes, com uso de novas ferramentas educacionais, novas tecnologias e estratégias didáticas, redimensionando de forma crítico-transformadora o papel e o valor da indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão, visando a aplicação dos conhecimentos em situações reais concretas. As alternativas e experiências curriculares inovadoras significam mudanças na estrutura curricular, no arcabouço teórico-metodológico, nos objetivos de formação, atuação do professor e do estudante, gerenciamento administrativo, relação universidade-sociedade.
Nesse sentido, a Udesc desde 2016 vem realizando debates para formulação de políticas e ações que subsidiarão a construção de um projeto versando sobre uma proposição de desenhos curriculares contemporâneos para o ensino superior da Udesc. O que inclui a Creditação da Extensão Universitária, que condiz com a rapidez das mudanças da sociedade e a exigência de novos caminhos para a educação, e por conseguinte, um novo arranjo curricular.
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