1 - O que é mobilidade acadêmica?
É a oportunidade oferecida aos estudantes da UDESC de realizarem parte de seus estudos previstos na matriz curricular dos seus respectivos cursos, ligados à sua área de estudo, em Instituições de Ensino Superior (IES) nacionais e estrangeiras, reconhecidas e/ou autorizadas, com as quais a UDESC possui convênio, de modo a ampliar seus conhecimentos.
2 - Qual a vantagem de realizar mobilidade através de um convênio da UDESC?
O aluno que realiza mobilidade acadêmica através dos convênios com a UDESC não perde o vínculo com a mesma durante este período e não paga as taxas acadêmicas das instituições de destino parceiras, salvo se houver alguma especificação no convênio.
3 - Por quantos semestres posso realizar mobilidade?
O aluno poderá realizar mobilidade acadêmica de graduação por até três semestres, consecutivos ou não.
4 - Quais os requisitos para que eu possa me inscrever? Resquisitos para Moblidade livre e para o auxílio PROME:
I. ter idade mínima de 18 (dezoito) anos;
II. estar regularmente matriculado em curso de graduação da UDESC;
III. ter pelo menos as duas primeiras fases concluídas no momento da solicitação;
IV. não ter sido punido em processo disciplinar na UDESC;
V. apresentar condições de integralização do curso com o afastamento para mobilidade acadêmica. Ou seja, o aluno deve ter tempo hábil para finalizar o curso na UDESC dentro dos prazos estabelecidos.
5 - Há outros requisitos além dos acima citados específicos para o PROME nos editais? Sim! São estes:
I. que tenham integralizado no máximo 80% (oitenta por cento) do currículo previsto para o seu curso e não estejam matriculados no último semestre do curso, no momento da inscrição;
II. que possuam, no máximo, uma (01) reprovação por semestre;
III. que não possuam reprovação por FI (frequência insuficiente) em todo o período letivo do curso;
IV - que apresentarem média curricular, nas disciplinas cursadas, igual ou superior à média do curso, conforme registrado no Sistema de Gestão Acadêmica, no momento da inscrição.
6 - Até que fase do curso posso me inscrever para mobilidade acadêmica?
Para a modalidade da mobilidade livre o aluno deverá ter vínculo com a UDESC. Neste caso o aluno só não poderá estar apto à colação de grau. Ou seja, deve haver alguma disciplina a ser feita ou ainda alguma validação para o retorno da mobiilidade.
Para modalidade da Bolsa PROME: que tenham integralizado no máximo 80% (oitenta por cento) do currículo previsto para o seu curso e não estejam matriculados no último semestre do curso, no momento da inscrição.
7 - Quais são as modalidades de mobilidade acadêmica?
8 - Como funciona a inscrição para mobilidade?
Para realizar mobilidade acadêmica através dos nossos convênios o aluno deve realizar a inscrição primeiramente na UDESC. As inscrições para modalidade da mobilidade livre (sem o auxílio financeiro) são online na página desta secretaria. Para o auxílio financeiro PROME o aluno deve seguir as orientações do Edital. As inscrições para as duas modalidades iniciam no começo de cada semestre para realização do intercâmbio no semestre posterior. A divulgação de abertura das inscrições são feitas na página da UDESC.
9 - Como faço para escolher a Universidade de destino?
É fundamental que o aluno pesquise qual a Universidade será escolhida para que seja incluída na sua inscrição. O aluno quem pesquisará as áreas de interesse nos sites das próprias instituições. Também verificará qual Universidade conveniada possui disciplinas na sua área de estudos ou em área afim e se há disciplinas ministradas no idioma que domina, além do português. Quando for o inglês, por exemplo, verificar nas Universidades dos diversos países qual delas ministram disciplinas em inglês.
10 - Como eu faço meu plano de estudos?
Os alunos devem pesquisar nos sites das Universidades se há o seu curso ou algum curso com àrea afim. Não há obrigação de validação das disciplinas, portanto poderão ser escolhidas disciplinas que não façam parte do currículo na UDESC, mas que irão agregar conhecimento. Importante salientar que muitas Universidade, mesmo que não de língua inglesa nativa, oferecem disciplinas em inglês e neste caso essa pesquisa também deve ser feita.
Ao escolher as discplinas (no mínimo 03 (três) - independentemente do número de créditos) o aluno deve preencher a coluna da esquerda do modelo da UDESC de plano de estudos com as disciplinas da Universidade estrangeira e na coluna da direita a (s) equivalente (s) na UDESC se houver a intenção de validação. Caso não haja a intenção de validar a coluna da direita fica em branco. O importante é o nome da disciplina. Se o aluno não conseguir o código da disciplinas ou quantidade de créditos não haverá problemas. Poderão deixar em branco.
Para a inscrição apenas a assinatura do coordenador local é necessária! Não haverá necessidade das assinaturas nos outros 03 (três) campos.
11 - Devo apresentar o comprovante de idioma na inscrição?
Sim. O aluno deve apresentar o comprovante de idioma do idioma no qual as aulas serão ministradas com o nível B2, independentemente se não houver esta exigência no site da Universidade escolhida. Para a inscrição na UDESC o comprovante será obrigatório. As Universidades que oferecem disciplinas em inglês ou do idioma local (que não são países de língua inglesa nativa) aceitam comprovantes de escolas de idiomas ou testes de nivelamento. Provas como TOEFL ou IELTS, Duolingo são exigências para a maioria das Universidades conveniadas de língua inglesa nativa.
12 - Como será feita a inscrição na Universidade de destino?
Após finalizar a inscrição com a UDESC o aluno deverá aguardar contato por email desta Secretaria com as orientações necessárias para inscrição na Universidade de destino escolhida. Durante este processo será dado todo o suporte necessário para que esta seja finalizada com sucesso.
As inscrições nas Universidades de destino deverão respeitar as datas limites que também serão informadas. Neste caso, o aluno deverá ficar atento ao prazo que será informado por esta secretaria.
Todas as orientações serão dadas por email. O aluno terá todas as informações e suporte necessário para a sua inscrição até o recebimento da carta de aceite. Todo este processo pode levar em torno de dois meses.
13 - Posso me inscrever para mais de uma Universidade?
O aluno deve se inscrever para apenas 01 (uma) Universidade. Caso não seja aceito ou não consiga a vaga em determinada instituição poderá optar por outra Universidade. Será flexível esta mudança. Todos os alunos terão oportunidade em todas as Universidades que a UDESC possui convênio. Caso não haja um número maior de inscritos do que de vagas em determinada Universidade, o aluno será orientado a optar por outra. Haverá a flexibilidade. O importante é viabilizarmos a mobilidade acadêmica do aluno.
14 - O que acontece após a inscrição na Universidade de destino?
Após a realização da inscrição na Universidade de destino, respeitando a data mencionada, o aluno deverá aguardar a avaliação dos documentos enviados para o recebimento da carta de aceite.
Após as inscrições na UDESC os alunos serão nomeados nas Universidades pela SCII e deverão aguardar o contato das mesmas para então realizarem a sua inscrição. Todas as inscrições enviadas também são encaminhadas aos respectivos departamentos da Universidade conveniada pretendida para análise. Esta análise leva alguns dias e cada Universidade tem prazos diferentes.
A SCII não garante o aceite na Universidade de destino. A avaliação é feita pela Universidade a qual o aluno se candidatou.
15 - O que devo fazer após o recebimento da carta de aceite?
Após o recebimento da carta de aceite o aluno deve verificar junto ao Consulado do país da Universidade escolhida a documentação necessária para a realização do visto de estudante. Todas as questões Consulares são de responsabilidade do aluno.
16 - Após receber a carta de aceite o que acontece com a minha matrícula para o próximo semestre?
A SCII informará às Secretarias Acadêmicas dos centros sobre o afastamento de cada aluno para mobilidade. O aluno ficará com sua matrícula como "afastado para mobilidade" e não poderá estar matriculado em nenhuma disciplina na UDESC no período da mobilidade.
17 - Na modalidade da Mobilidade Livre (sem auxílio financeiro) quem arcará com os gastos?
É importante salientar que os gastos com alimentação, despesas com passaporte e visto, passagens, hospedagem e locomoção são inteiramente de reponsabilidade do aluno.
O aluno terá, entretanto, a isenção das taxas de matrícula e mensalidades da Universidade conveniada.
18 - Posso me inscrever para uma Universidade sem convênio com a UDESC?
Há a possibilidade de o aluno tentar sua inscrição para universidades não conveniadas, mas é necessário que ele tenha consciência de que, por não haver convênio, as taxas acadêmicas poderão ser cobradas por parte da universidade de destino, sendo responsabilidade do acadêmico se informar antes de remeter sua candidatura. Este processo acontece de forma independente, sem interferência da UDESC e o aluno deve trancar a matrícula neste caso. Mesmo que não haja convênio, o aluno, poderá no retorno solicutar a validação de disciplinas desde que cumpra com todos os requisitos e documentação exigidos pelo seu Centro.
Continua com dúvidas? Não hesite em entrar em contato:
Emails: julia.rodrigues@udesc.br / scii.reitoria@udesc.br
Whatsapp: (48) 3664-8080
Instagram: @udescinternacional
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.