Seja bem-vindo, aqui você encontrará respostas às perguntas mais frequentes sobre a Biblioteca. Caso a sua dúvida não tenha sido sanada, entre em contato com a Biblioteca Setorial do seu Centro de Ensino.
Quem pode fazer empréstimos na biblioteca?
Todas as pessoas com vínculo com a UDESC: servidor ativo e inativo, alunos de graduação, alunos de pós-graduação, aluno de extensão, estagiário e terceirizado e instituições conveniadas à BU Udesc.
Para mais informações acesse a página Empréstimo domiciliar no Guia do Usuário.
Como realizo o meu cadastro na biblioteca?
O cadastro é realizado de forma automática.
Para mais informações acesse a página Cadastro do usuário no Guia do Usuário.
Posso renovar empréstimos da minha casa?
Sim. É possível renovar de qualquer computador com acesso à Internet. Para mais informações acesse a página Renovação no Guia do usuário.
Posso reservar materiais da minha casa?
Sim. É possível reservar de qualquer computador com acesso à Internet. Para mais informações acesse a página Reserva no Guia do usuário.
Meu usuário está inativo. E agora?
Se seu usuário estiver inativo, é preciso entrar em contato com a Biblioteca do seu Centro de Ensino para averiguar a situação.
Esqueci minha senha. E agora?
Se você esqueceu sua senha e não sabe o que fazer, não se preocupe.
É possível recuperá-la no site do IdUdesc. Na página em que você insere suas informações de login e senha existe uma opção chamada ‘Redefinir a senha’, clique nela, você receberá as instruções na tela para alterá-la.
Quais são os prazos de empréstimos de materiais?
Para mais informações acesse a página Empréstimo domiciliar no Guia do Usuário.
Qual o horário de funcionamento da biblioteca?
Consulte o horário de atendimento no site de cada Biblioteca setorial.
Onde pesquiso os livros que a biblioteca dispõe?
Você deve fazer a consulta no catálogo da Biblioteca Universitária, mais informações acesse Consulta ao Acervo no Guia do Usuário.
Não consigo renovar meus empréstimos no “Meu Pergamum”. Como devo proceder?
Existem várias razões para que isso esteja ocorrendo:
O item pode possuir reserva: o usuário que solicitou a reserva do material terá prioridade frente à sua renovação, você então deverá devolver o item;
Você pode estar em débito com a BU: é necessário esperar o tempo de afastamento para ser liberado o empréstimo novamente;
Você pode estar com itens em atraso: é necessário devolver o material que estiver em atraso;
Você pode estar com seu vínculo expirado: caso você já tenha se formado ou a portaria de servidor tenha terminado;
Falha de conexão: o usuário deve comparecer à biblioteca com o respectivo material e em tempo hábil para renovar o empréstimo.
Para mais informações acesse Renovação no Guia do usuário, e verifique aqui os contatos das bibliotecas.
Posso solicitar livro disponível na biblioteca de outro centro?
Sim, mais informações consulte a página Empréstimo entre Bibliotecas no Guia do usuário.
Enviei um pedido de empréstimo entre bibliotecas/malote enganado. Como faço para cancelar?
O processo de cancelamento de um pedido é realizado apenas pela biblioteca, após solicitação do usuário.
Acesse a página Empréstimo entre bibliotecas no Guia do usuário para verificar o procedimento de cancelamento.
Como acompanho o andamento do meu pedido de malote?
Para verificar a tramitação do pedido de malote é necessário consultá-lo no 'Meu Pergamum'.
Acesse a página Empréstimo entre bibliotecas no Guia do usuário para verificar o procedimento para acompanhamento do pedido.
Estou com material atrasado. Como posso fazer novos empréstimos?
Se você estiver com itens em atraso (não devolvidos), não poderá fazer novas retiradas. Será necessário devolver o material que estiver com o usuário e cumprir os dias de afastamento (dois dias para cada um dia de atraso).
Você também tem a alternativa de aderir a Multa Solidária, clique aqui e veja como funciona.
Sou aluno/servidor da Udesc e gostaria de um material que está em outra universidade. A biblioteca realiza o empréstimo entre bibliotecas? E sendo aluno de outra universidade, posso retirar livros da Udesc?
Sim. A BU Udesc tem condições de oferecer esse serviço para algumas bibliotecas conveniadas. É possível reservar livros da Udesc para alunos de outras instituições e solicitar livros de outras instituições para a comunidade acadêmica da Udesc. A solicitação deve ser feita no Setor de Referência da sua biblioteca e a retirada do exemplar é na biblioteca fornecedora.
Verifique aqui os contatos das bibliotecas setoriais da Udesc.
Não tenho nenhum vínculo com a Udesc. Posso utilizar a biblioteca?
Sim, a biblioteca pode ser acessada livremente, qualquer pessoa pode utilizar o espaço físico da biblioteca, equipamentos e mesas individuais. Também é possível consultar qualquer material da biblioteca, dentro dos horários determinados e com respeito às normas da Udesc. Apenas o empréstimo dos materiais é destinado exclusivamente às pessoas que possuem vínculo com a instituição.
É possível reservar salas para uso coletivo?
Sim, algumas bibliotecas possuem salas para uso coletivo, verifique a oferta deste serviço na biblioteca e faça o agendamento. Verifique aqui os contatos das bibliotecas setoriais da Udesc.
Pode-se estudar em grupo na biblioteca?
Sim, verifique os espaços que cada biblioteca disponibiliza e as regras de utilização.
Verifique aqui os contatos das bibliotecas setoriais.
Como faço inscrições para capacitações?
As capacitações são divulgadas nas mídias sociais e no site da Biblioteca Universitária. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo formulário próprio disponível na Agenda da BU.
Como solicitar a elaboração da ficha catalográfica?
Consulte as informações sobre como elaborar a ficha catalográfica clicando aqui.
Sou professor da Udesc. Quero agendar um treinamento sobre Portal Capes, Bases de dados, ABNT ou Visita Guiada com meus alunos. Como devo proceder?
Os treinamentos devem ser agendados no Setor de Referência de sua biblioteca.
Para saber mais sobre estes serviços clique aqui:Capacitação e Visita Guiada.
Verifique aqui os contatos das bibliotecas setoriais.
A Udesc conta com o serviço de comutação bibliográfica?
Sim. Consulte informações sobre a comutação bibliográfica clicando aqui.
Como solicito orientação para desenvolvimento de pesquisa e uso das normas ABNT?
É necessário agendamento prévio com o Setor de Referência de sua biblioteca, clique aqui para verificar o contato da biblioteca setorial.
Preparamos um conteúdo especial sobre Trabalhos Acadêmicos, clique aqui para conferir.
Posso entregar o material emprestado em uma biblioteca de outro campus?
Sim, o usuário pode entregar o material retirado em qualquer biblioteca da Udesc.
Verifique aqui o endereço das bibliotecas setoriais.
Posso acessar o acervo eletrônico de fora da Udesc?
Sim, o acesso é possível àqueles usuários que tenham cadastro no ID Udesc.
Clique aqui para acessar mais informações sobre como acessar o acervo eletrônico da Udesc.
A Udesc disponibiliza acesso às Normas da ABNT?
Sim! Clique aqui para saber como acessar as Normas da ABNT disponibilizas pela Udesc.
Como faço o acesso remoto no Portal de Periódicos CAPES?
Clique aqui saber como acessar o Portal de Periódicos remotamente.
Como tenho acesso aos TCCs, Dissertações e Teses?
No catálogo do Sistema Pergamum. Os arquivos em pdf são disponibilizados online quando autorizado pelos autores.
Como faço para receber notificações dos empréstimos?
Para receber notificações dos empréstimos você precisa ter um e-mail cadastrado junto à Biblioteca.
Acesse o menu superior ‘Meu Pergamum’, faça o login e, em seguida, clique em ‘Dados Pessoais’ – é nessa tela que você determinará se quer receber as notificações via e-mail e informará para qual endereço eletrônico deseja que as notificações sejam encaminhadas.
Você pode solicitar a inclusão do e-mail diretamente a biblioteca, verifique aqui os contatos das bibliotecas.
Como solicito o levantamento bibliográfico?
Clique aqui para conferir as orientações sobre como solicitar o serviço de levantamento bibliográfico.
Por que eu não consigo ver os meus empréstimos?
Uma das razões para que isso esteja ocorrendo é a falha de conexão com o servidor. Nesse caso, o usuário deve comparecer à Biblioteca com o respectivo material e em tempo hábil para renovar o empréstimo.
Verifique aqui os contatos das bibliotecas setoriais.
Estou me formando e preciso entregar uma declaração da biblioteca para a secretaria. Como faço para gerar a declaração de ‘Nada consta’?
A Declaração de Nada Consta pode ser gerada online ou presencialmente na biblioteca. Clique aqui para mais informações.
É possível fazer cópias de materiais do acervo da biblioteca?
Algumas bibliotecas disponibilizam equipamentos para digitalização, verifique a disponibilidade na sua biblioteca.
Sempre devem ser observadas a legislação vigente sobre os direitos do autor e reprodução dos materiais.
Verifique aqui os contatos das bibliotecas setoriais.
Qualquer pessoa pode devolver meu material emprestado?
Sim. Não é necessário que o usuário, responsável pelo empréstimo, devolva os seus livros junto ao balcão de atendimento. Um comprovante de devolução será enviado por e-mail.
Perdi um livro. O que eu faço?
Procure a Biblioteca imediatamente e comunique a perda antes do vencimento do prazo de devolução para que não gere nenhum afastamento. Será solicitada a reposição do item perdido (mesma edição ou a mais recente). Nos casos em que a edição do item está esgotada, indicamos um similar para a reposição.
Verifique aqui os contatos das bibliotecas setoriais.
Qual o valor da multa por atraso na entrega do material?
Não é cobrado multa, mas no caso de atraso de material, o usuário fica afastado pelo dobro de dias do atraso.
Ex.: Se o material ficou atrasado dois dias, o usuário ficará afastado sem retirar material da biblioteca por quatro dias.
Estou com afastamento, mas preciso retirar material emprestado. Como funciona a multa solidária?
Acesse a página multa solidária do Guia do usuário para mais informações.
Como configurar o VPN?
VPN significa Virtual Private Network (Rede Privativa Virtual). Serve para que você possa acessar de casa as bases de dados assinadas pela Udesc e o conteúdo pago disponível no Portal Capes. Para configurar é necessário que você tenha seu ID Udesc ativado e siga o passo-a-passo neste link.
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