Nos últimos anos, o ensino médio foi colocado, de forma intempestiva, no centro da pauta educacional brasileira. Trata-se do nível da educação básica que apresenta mais fragilidades, sendo marcado pela clivagem entre o sistema público e a rede privada. As escolas estaduais, que formam a grande maioria das instituições de ensino, geralmente são mal classificadas nas avaliações nacionais.
No estado de Santa Catarina a situação não é muito diferente. Os colégios de ensino médio da rede pública catarinense, grosso modo, apresentam problemas sérios de infraestrutura e de evasão escolar e seus professores não tem uma carreira profissionalmente atraente, contribuindo para a reprodução escolar e social. Para dar respostas à essa situação e a partir de uma rede de universidades públicas e comunitárias catarinenses, foi criado o Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina (OEMSC), que tem como objetivo refletir sobre o ensino médio catarinense, priorizando aquele de caráter público estadual. Trata-se, portanto, de um grupo de pesquisa interinstitucional, que tem como foco a análise da escolarização média, contextualizada em nível nacional e global.
O OEMESC tem três linhas de pesquisa. A primeira, intitulada “currículo no ensino médio”, propõe-se a investigar aspectos relacionados à organização curricular do ensino médio catarinense, em especial as diferentes propostas e programas curriculares em vigência nas redes públicas e privadas do Estado. Propõe-se também a monitorar e investigar as atuais políticas curriculares como a reforma do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como o impacto destas nas práticas educativas deste nível de ensino. Os programas/projetos nacionais e/ou estaduais de (re)organização dos currículos e práticas do ensino médio também poderão ser objetos de estudos desdobrados em análises específicas tais como seleção e organização de conteúdos, metodologias e procedimentos de avaliação da aprendizagem.
Sob o título "políticas públicas e dinâmicas educacionais no ensino médio", a segunda linha do OEMESC volta-se para a investigação das políticas educacionais direcionadas para a escolarização média e suas repercussões nas práticas educativas nas escolas, refletindo acerca de como elas atendem as demandas de uma sociedade globalizada, marcada pela técnica, pela informação e pelo conhecimento. Para tanto, dedica-se à investigação de políticas educacionais implementadas no Estado de Santa Catarina, mas contextualizadas, de forma crítica, nas determinações federais e em sugestões de órgãos em nível internacional como a UNESCO e a OCDE. A análise das políticas públicas para o ensino médio catarinense tem como horizonte a construção de uma democracia qualitativa por meio do oferecimento de uma escolarização média equânime aos cidadãos catarinenses.
A terceira linha de pesquisa do OEMESC, chamada de "ensino médio: formação e carreira docente", tem como fito a pesquisa e a formação inicial e continuada de professores que atuam no ensino médio, bem como questões relacionadas aos saberes, à identidade e à profissionalidade desses docentes. Trata-se de um dos temas centrais no debate sobre a qualidade do ensino médio que tem no mínimo duas questões fulcrais: por um lado, a reflexão sobre o desprestígio da carreira docente no Brasil, que concorre decisivamente para o esvaziamento dos cursos de licenciatura, gerando um círculo vicioso; de outra parte, a necessidade imperiosa da atualização docente num mundo cada vez mais mediado pelas tecnologias digitais. Essas questões serão tratadas no âmbito estadual a partir de escalas mais amplas com o intuito de contribuir, decisivamente, para a construção de uma nova carreira docente que confira qualidade de ensino.
O site do OEMESC procura proporcionar subsídios para reinventar o ensino médio em Santa Catarina, utilizando-se tanto das armas da crítica como as das propostas e sugestões. Além do espaço virtual, o OEMESC vai promover, a cada semestre, um debate presencial sob o nome de jornada do ensino médio em Santa Catarina, buscando dar ainda mais publicidade às questões candentes que atravessam a escolarização média catarinense. Configura-se, portanto, em uma sinergia de críticas, ideias, projetos e esforços interinstitucionais em prol da melhoria significativa da qualidade do ensino médio em Santa Catarina.
FURB - Universidade Regional de Blumenau
UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul
UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense
UNIVILLE - Universidade da Região de Joinville
UNOCHAPECÓ - Universidade Comunitária Regional de Chapecó
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