O projeto BANHEIRO BACANA busca envolver a participação ativa do cidadão para avaliar e fiscalizar os banheiros públicos da Udesc. A solução encontrada neste projeto foi utilizar a tecnologia para conectar o cidadão (usuário do banheiro) ao gestor público responsável pela fiscalização da equipe de manutenção e limpeza dos banheiros (que geralmente são serviços realizados por empresas terceirizadas). Esta conexão se dá por meio de um formulário online, acessado pelo usuário do banheiro ao aproximar o seu celular ao QR Code, estampado numa pequena placa fixada na parede do banheiro. Desta forma, o usuário consegue enviar instantaneamente a sua avaliação e sugestões diretamente ao gestor público responsável, possibilitando a este gestor solucionar rapidamente os problemas identificados (exemplo: vazamento de água na torneira ou descarga, falta de sabonete líquido, lâmpada queimada, etc). Cada banheiro possui um código específico para possibilitar a identificação.
Esse projeto ajuda a desburocratizar o processo de comunicação entre o cidadão e a pessoa (ou setor) responsável pela manutenção dos banheiros, aumentando assim a eficiência no serviço público ao utilizar técnicas e soluções inovadoras desenvolvidas na própria universidade.
O projeto Banheiro Bacana iniciou como "projeto piloto" em 16 banheiros do Centro de Artes - Ceart no dia 31/07/2017 e em 2 banheiros da Reitoria no dia 12/09/2017. Este projeto também foi implementado em 7 banheiros da Biblioteca Universitária Central da Udesc no dia 16/02/2022 e em 9 banheiros da ESAG (Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas) no dia 21/06/2023. Ambos estão localizados no Campus I, em Florianópolis. No dia 21/07/2022 o projeto Banheiro Bacana foi implementado em 37 banheiros do CEAVI - Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí, localizado em Ibirama.
Nota-se que o envolvimento e a participação dos responsáveis pela manutenção dos banheiros são essenciais para que os problemas identificados pelos usuários sejam resolvidos!
TRANSPARÊNCIA PÚBLICA
O sistema Camaleão utilizado neste projeto piloto foi desenvolvido na própria universidade e permite gerenciar os números de participações de usuários e contabilizar os problemas mais recorrentes, possibilitando ao gestor público solucionar rapidamente os problemas identificados. Para dar transparência ao projeto, apresenta-se periodicamente no website do projeto um relatório sobre as avaliações realizadas pelos usuários desses banheiros públicos.
RESULTADOS
O projeto BANHEIRO BACANA já contou com 228 participações de usuários até o dia 19 de abril de 2024, tendo sido preenchidos e enviados 69 formulários nos banheiros do CEART; 30 formulários nos banheiros da Reitoria; 65 formulários nos banheiros da Biblioteca Central, 21 formulários nos banheiros do CEAVI, 32 formulários nos banheiros da ESAG e 11 formulários nos banheiros do CESFI. Os resultados mostram que o cidadão está utilizando esta ferramenta que busca solucionar problemas reais encontrados no dia a dia.
Em uma das participações recebidas por meio do preenchimento de um formulário de um banheiro do Centro de Artes (Ceart), a pessoa sugeriu que providenciassem um "fraldário" num dos banheiros femininos para que as alunas que possuem filhos pequenos pudessem trocar as fraldas dos bebês quando necessário. O Ceart já providenciou o fraldário. Nota-se que a participação das pessoas pode ajudar os gestores públicos a projetarem obras e serviços voltados às reais necessidades do cidadão.
Neste sentido, o projeto tem buscado melhorar a qualidade dos serviços públicos de uma forma mais eficiente e inovadora, contando com a participação ativa do cidadão na fiscalização dos serviços públicos oferecidos.
Em julho de 2021 o projeto Banheiro Bacana foi premiado em 1º lugar na modalidade gestão de obras e serviços urbanos, categoria estadual ou federal, na 3ª Edição do Prêmio de Boas Práticas em Gestão Pública de Santa Catarina.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.